No dia 24 de abril, o Núcleo Memória realizou a projeção do filme “O dia que durou 21 anos” seguida por uma roda de conversa com o cineasta e diretor da obra, Camilo Tavares. A atividade foi a última realizada no CEU Vila Rubi e que fazia parte da programação educativa e cultural da exposição Ausências Brasil, que ficou em cartaz na unidade educacional de 14 de fevereiro a 26 de março de 2025.
Participaram da atividade um grupo de 71 alunos do 3º ano do Ensino Médio e alguns professores, todos da ETEC Irmã Agostina, localizada na própria unidade do CEU Vila Rubi. A mediação da atividade ficou ao encargo do historiador e educador do Núcleo e da mostra, César Novelli Rodrigues. Tanto Camilo quanto César ficaram impressionados com a participação curiosa e ativa dos alunos que fizeram muitas perguntas e comentários sobre o documentário e também sobre a ditadura militar brasileira. A atividade durou ao todo 2 horas e meia.
A exposição Ausências Brasil está atualmente em cartaz no Centro MariAntonia da USP, de terça a domingo, das 10h às 18h, até o dia 16 de maio.