(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Programa de Visitas mediadas ao antigo DOI-Codi/SP: 03 de novembro de 2025

Em mais uma atividade do Programa de Visitas mediadas ao antigo DOI-Codi/SP, realizada no dia 3 de novembro, um grupo de 51 pessoas conheceu uma parte das dependências do antigo centro de repressão e tortura da ditadura militar. Promovido pelo Núcleo Memória desde 2017, o Programa já levou mais de cinco mil pessoas a conhecerem este importante patrimônio histórico de São Paulo, tombado desde 2014 pelo Condephaat e, em 2017, pelo Conpresp.

O grupo era formado, em sua maioria, por alunos do 9º ano da Escola Estadual Lauro Gomes de Almeida, uma unidade regional de São Bernardo do Campo, levados pela professora Stefani Emili. Também participaram pessoas que se inscreveram espontaneamente pelo formulário disponibilizado nas redes sociais do Núcleo Memória.

O grupo teve a oportunidade de escutar os testemunhos de pessoas que sobreviveram ao considerado maior centro de repressão, tortura e assassinato da ditadura, pois ali mais de cinquenta pessoas foram mortas, seja em decorrência das sessões de interrogatório com torturas, seja pelo enfrentamento entre os militantes e os agentes do aparato repressivo quando estes saíam para fazer o sequestro das pessoas para levar ao DOI-Codi. Os testemunhos foram compartilhados pelos ex-presos políticos Maurice Politi e Dulce Muniz.

Neste dia aconteciam os trabalhos da 2ª etapa das atividades arqueológicas no antigo DOI-Codi/SP, e o grupo pôde conversar tanto com a historiadora Patricia Bertozzo, que apresentou objetos encontrados nos trabalhos da 1ª etapa (realizada em 2023), quanto com o arqueólogo Andres Zarankin, que falou das escavações realizadas no local.

A equipe do Núcleo Memória que realizou a atividade neste dia era composta pela assistente administrativa Viviane Cândido, pelo assessor de comunicação Othon Barros e pelo historiador e educador César Novelli Rodrigues, além do diretor executivo da entidade, Maurice Politi.

Neste ano, o Núcleo Memória conta com o apoio de uma emenda parlamentar para a realização do Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi/SP. Firmado entre o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e o Núcleo Memória (NM) por meio do Termo de Fomento nº 973112/2024, o apoio contempla também o fortalecimento da Rede Brasileira de Lugares de Memória (Rebralum), que visa à preservação da memória histórica, à educação em direitos humanos e à consolidação da democracia.

Para ver os registros fotográficos desta atividade, basta clicar aqui.

 


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp