No dia 28 de janeiro, o Núcleo Memória realizou a segunda edição do Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi/SP no ano. Dessa vez, a atividade ocorreu em uma quarta-feira e contou com a presença de 15 pessoas. Mais uma vez, a visita foi dedicada à memória de Manoel Fiel Filho, operário metalúrgico assassinado nas dependências do Destacamento de Operações de Informação, Centro de Operações de Defesa Interna do II Exército, neste mesmo mês, há 50 anos.
A Ação Educativa do Núcleo Memória, responsável pela mediação da atividade, foi integrada pela assistente administrativa Viviane Cândido, pelo historiador e educador César Novelli Rodrigues, pelo assessor de comunicação Othon Barros e pelo diretor executivo e ex-preso político Maurice Politi. A atriz e ex-presa política Dulce Muniz participou da atividade como convidada especial.
Na apresentação do público que participava da visita, foi possível perceber a presença de estudantes dos cursos de História e Medicina, professores, psicólogos, ativistas e interessados. A médica Karen, filha de um militante político perseguido durante a ditadura militar, deu seu testemunho sobre a importância da atividade ao final: “Eu acho essencial esse tipo de programa, como a visita ao antigo DOI-Codi em São Paulo, para manter a memória daqueles que lutaram e, principalmente, para que as novas gerações, que não viveram aquele período, não tenham uma visão deturpada ou romantizada. Que saibam sobre o que realmente aconteceu, como a grave restrição de liberdades e a lesão aos direitos constitucionais na época”.
A atividade teve duração de três horas e contou com uma apresentação da entidade, do contexto histórico da Operação Bandeirante e do DOI-Codi/SP, dos testemunhos dos ex-presos políticos e da visita a um dos prédios utilizados para a realização de interrogatórios com tortura e para o cometimento de assassinatos de pessoas que eram sequestradas e levadas ao centro de repressão da rua Tutóia.
Em 2025 e no começo deste ano, o Núcleo Memória conta com o apoio de uma emenda parlamentar para a realização do Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi/SP. Por meio do Termo de Fomento nº 973112/2024, que firma a parceria entre a entidade e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o programa de visitas também contempla o fortalecimento da Rede Brasileira de Lugares de Memória (Rebralum), visando à preservação da memória histórica, à educação em direitos humanos e à consolidação da democracia.
A próxima visita mediada ao antigo DOI-Codi/SP será realizada no dia 7 de fevereiro e as inscrições poderão ser feitas em breve. Acompanhe as redes sociais do Núcleo Memória para ter acesso ao formulário de inscrição. Também é possível se programar para as visitas que acontecerão ao longo do ano. Para visualizar todas as datas programadas para 2026, basta visitar a agenda localizada no site do Núcleo Memória.
Para ver os registros desta visita mediada, clique aqui.