(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Programa de Visitas mediadas ao antigo DOI-Codi/SP: 19 de novembro de 2025

O Programa de Visitas mediadas ao antigo DOI-Codi/SP, realizado pelo Núcleo Memória desde 2017, fez mais uma atividade no dia 19 de novembro. O grupo que acompanhou a visita era composto, em sua maioria, por alunos do 9º ano da Emef Henrique Souza Filho – Henfil e por outras pessoas que se inscreveram no formulário disponibilizado nas redes sociais do Núcleo Memória.

A professora encarregada pelo grupo, Cristiane Santos, é uma parceira do Núcleo Memória, pois desde 2023 tem levado os alunos para conhecer o antigo centro de repressão e tortura da ditadura militar. A Emef Henfil, inclusive, foi vencedora, junto com a Emef Heraldo Barbuy, do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal na Câmara de São Paulo com o projeto “Escritores da Liberdade – Ditadura Nunca Mais!”, conquistando o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Para saber mais, clique aqui.

A mediação da atividade ficou a cargo do educador e historiador da entidade, César Novelli Rodrigues, acompanhado dos testemunhos de Maurice Politi, diretor executivo do Núcleo Memória e ex-preso político, e de Dulce Muniz, atriz, dramaturga e ex-presa política. O trio abordou desde a formação da entidade e dos trabalhos realizados em lugares de memória, passando pelo histórico do local até as análises aproximativas entre o passado ditatorial e o presente.

César comentou sobre o episódio em que um aluno da Emef Henfil descobriu um documento do ano de 1967 que pertencia à delegacia e que estava no prédio visitado pelo grupo escolar em 2023. João, o aluno que encontrou o documento, disse à época que no futuro seria arqueólogo ou historiador, tamanha foi a alegria de ter achado o documento. Com isso, César explicou que todos nós somos agentes da História.

Compuseram a equipe do Núcleo neste dia, além de Maurice Politi e César Novelli, a assistente administrativa Viviane Cândido e o assessor de comunicação Othon Barros.

O Núcleo Memória conta com o apoio de uma emenda parlamentar para a realização do Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi/SP em 2025. Firmado entre o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e o Núcleo Memória (NM) por meio do Termo de Fomento nº 973112/2024, o apoio contempla também o fortalecimento da Rede Brasileira de Lugares de Memória (Rebralum), que visa à preservação da memória histórica, à educação em direitos humanos e à consolidação da democracia.

Veja as fotos desta visita aqui. E confira o belo vídeo produzido pela aluna Bianca Paiva Silva da Emef Henrique Souza Filho - Henfil e do Imprensa Jovem (Projeto da PMSP) feito por ocasião da visita clicando aqui.


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp