(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Visita Mediada Especial: Vlado, 50 anos por Memória

Na manhã do dia 25 de outubro o Núcleo Memória realizou uma atividade em conjunto com a Museando Clio, intitulada “Visita Mediada Especial: Vlado, 50 anos por Memória”, que consistiu em uma visita mediada educativa ao antigo DOI-Codi/SP, o lugar de memória da ditadura militar onde o jornalista Vladimir Herzog foi morto há exatos 50 anos. Compareceram a esta atividade um total de 35 pessoas.

A Museando Clio é um coletivo de comunicação museológica virtual, composto por Gustavo Nalva, Marina Gouveia e Juliana Gueiros. Esta é a segunda atividade que o Núcleo Memória realiza em parceria com a Museando. A primeira foi realizada em maio, em um roteiro de memória pelo bairro do Bixiga. Para saber mais, clique aqui.

A visita contou com uma contextualização do que foi a Oban e o Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna, feita pelo historiador e educador do Núcleo Memória, César Novelli Rodrigues. Já o professor da rede pública municipal e educador Renan Beltrame falou sobre a potencialidade pedagógica dos lugares de memória. Representando a Museando, Gustavo Nalva apresentou a história de vida de Vlado, mostrando que o jornalista foi e continua sendo uma referência para nossa sociedade.

Em um segundo momento da atividade houve participações especiais, como a do ex-preso político e presidente da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva, Adriano Diogo, que compartilhou com o público presente um pouco de suas memórias de quando foi recebido pelo torturador Brilhante Ustra nas dependências do DOI-Codi. O coordenador da Pastoral Operária, Paulo Pedrini, falou da importância do ato ecumênico realizado na Catedral da Sé em 1975, chamado por Dom Paulo Evaristo Arns, com as presenças do rabino Henry Sobel e do pastor presbiteriano Jaime Wright, em um ato de resistência e denúncia pelo assassinato de Vlado. A visita contou ainda com a encenação de um trecho da peça “Fábrica de Chocolate”, de Mário Prata, feita pelo Grupo de Teatro NORA.

Neste ano, o Núcleo Memória conta com o apoio de uma emenda parlamentar para a realização do Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi/SP. Firmado entre o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e o Núcleo Memória (NM) por meio do Termo de Fomento nº 973112/2024, o apoio contempla também o fortalecimento da Rede Brasileira de Lugares de Memória (Rebralum), que visa à preservação da memória histórica, à educação em direitos humanos e à consolidação da democracia.

Clique aqui para ver as fotos desta atividade.

Vlado presente! Hoje e sempre!

 


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp