(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Programa de Visitas mediadas ao antigo DOI-Codi/SP: 22 de novembro de 2025

No dia 22 de novembro, o Núcleo Memória realizou outra atividade do seu Programa de Visitas mediadas ao antigo DOI-Codi/SP. Desta vez, 47 pessoas estiveram conhecendo o antigo centro de repressão e tortura da ditadura militar, em uma manhã de sábado. Além das pessoas inscritas pelo formulário disponibilizado pelo Núcleo Memória, tivemos a presença de pessoas de outros três grupos: alunos do curso de Pedagogia da Uninove, levados pela professora Thais Bovo; alunos do curso de Direito da UNIFESP, acompanhados da professora Carla Osmo; e alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação da USP.

A visita transcorreu normalmente, iniciando com a apresentação feita pelo historiador e educador César Novelli Rodrigues sobre os trabalhos exercidos pela entidade desde sua fundação, em 2009, até o presente momento. Em seguida, foram feitas apresentações do contexto de formação da Operação Bandeirante (Oban) e do Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) do II Exército, feitas pelo diretor executivo do Núcleo Memória, Maurice Politi. Logo após, a palavra foi passada para a atriz e ex-presa política Dulce Muniz, que falou sobre o episódio de sua prisão (sequestro) e de como foram as horas de terror que vivenciou na Oban, em 1970. Ela também fez uma análise do tempo presente, falando das continuidades da ditadura.

Na segunda etapa da visita, Politi e Novelli levaram o grupo para conhecer as dependências do prédio nos fundos da delegacia, onde aconteceram interrogatórios com tortura e o assassinato de militantes contrários ao regime militar.

A equipe do Núcleo foi composta pela assistente administrativa Viviane Cândido, pelo assessor de comunicação Othon Barros, além de César, Politi e Dulce.

Para a realização do Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi/SP, o Núcleo Memória conta com o apoio de uma emenda parlamentar neste ano de 2025. Firmado entre o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e o Núcleo Memória (NM) por meio do Termo de Fomento nº 973112/2024, o apoio contempla também o fortalecimento da Rede Brasileira de Lugares de Memória (Rebralum), que visa à preservação da memória histórica, à educação em direitos humanos e à consolidação da democracia.


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp