No dia 26 de março de 2025, às 14h, no Centro Universitário da USP MariAntonia, aconteceu a mesa Lugares de memória na Sala de Cinema Carlos Reichenbach. A mesa fez parte do evento “Memórias encontradas: entre a solidariedade e a perseguição. O debate contou com a presença de Ana Pato (diretora do Memorial da Resistência), Kátia Felipini (diretora do Núcleo Memória) e César Novelli Rodrigues (educador do Núcleo Memória), sob a mediação de Horacio Gutiérrez (Professor da USP). Após a mesa, às 15h30, houve uma visita guiada à exposição Memórias encontradas. O evento contou com a participação de 25 pessoas.
A mesa abordou a importância dos lugares de memória na preservação da história e no fortalecimento da cidadania. Ana Pato discutiu a criação do Memorial da Resistência e sua atuação como museu de formação política e ativação da cidadania, destacando que a preservação da memória é uma política de Estado e não de governo. Ela também apresentou os programas desenvolvidos pelo Memorial, como o registro de 231 testemunhos de ex-presos políticos e o inventário de 183 lugares de memória.
Kátia Felipini falou sobre o Memorial da Luta pela Justiça, abordando sua concepção, plano museológico e atividades educativas e culturais, como visitas, exibições de filmes e lançamentos de livros que já foram realizadas no espaço. Além disso, explicou a importância da pesquisa histórica na formação de acervos e na criação de bancos de dados para preservação da memória.
Já César Novelli Rodrigues trouxe reflexões sobre o DOI-Codi e sua relevância dentro do contexto da ditadura militar no Brasil. Ele destacou a importância das visitas mediadas ao local, ressaltando como discutir a ditadura com os jovens permite que eles se sintam parte da história e compreendam melhor os impactos desse período na sociedade atual.
O evento evidenciou o papel essencial dos espaços de memória na construção da cidadania e na valorização das lutas por direitos humanos e justiça social.