No dia 18 de setembro, o Núcleo de Preservação da Memória Política realizou a abertura da exposição Ausências Brasil, do fotógrafo Gustavo Germano, no Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, localizado no bairro do Bom Retiro. A mostra apresenta histórias de pessoas vítimas da ditadura civil-militar no Brasil, ressaltando como a “presença da ausência” de cada uma delas foi retratada por suas famílias em diferentes tempos e espaços.
A programação de abertura contou com uma formação para educadores, uma visita mediada com o educador e historiador do Núcleo Memória, César Novelli Rodrigues, além de uma mesa de debates com Maurice Politi e Katia Felipini (Núcleo Memória), o deputado estadual Antonio Donato, o escritor Bernardo Kucinski – irmão de Ana Rosa Kucinski, desaparecida política – e Paulo Yuzo, diretor do Arquivo Histórico Municipal.
Durante o período da mostra, haverá também uma roda de conversa com ex-presos políticos e a exibição do filme “O Dia que Durou 21 Anos”, seguida de debate com o diretor Camilo Tavares. As visitas mediadas são conduzidas por César Novelli Rodrigues e também contaram com a participação de Renan Beltrame.
A exposição, gratuita, permanece aberta ao público até 8 de outubro de 2025, com atividades especiais realizadas aos sábados.