Na última quarta-feira, 24 de abril, Kátia Filipini, diretora técnica do Núcleo Memória, e César Novelli, historiador e educador da instituição, participaram de uma entrevista especial na Rádio USP para falar sobre a exposição Ausências, em cartaz no Centro Universitário MariAntonia. A transmissão foi realizada ao vivo pelo Instagram do projeto Cultura na USP.
A exposição “Ausências Brasil” é um projeto do fotógrafo Gustavo Germano e apresenta 12 pares de fotografias que retratam, de maneira sensível e impactante, a ausência dos mortos e desaparecidos políticos em suas famílias. As imagens, ao colocar lado a lado o antes e o depois, convidam o público a refletir sobre os efeitos duradouros da violência política da ditadura militar brasileira.
Além da mostra fotográfica, “Ausências Brasil” oferece uma programação complementar, com visitas mediadas e rodas de conversa, que ampliam o debate sobre memória, Direitos Humanos e justiça de transição.
A entrevista destacou a importância da preservação da memória histórica e do papel da arte na construção de uma sociedade mais consciente e democrática.
A permanece no Centro Cultural MariAntonia até o dia 16 de maio. A entrada é gratuita.