No dia 2 de junho, o Núcleo Memória realizou uma atividade na EMEF Henrique Souza Filho - Henfil com 60 alunos do 9º ano, que consistiu em uma exibição do filme “Memória Sufocada” seguida de uma roda de conversa com o diretor da obra, Gabriel Di Giacomo e com o educador e historiador do NM, César Novelli Rodrigues. A assistente administrativa da entidade, Viviane Candido também participou.
A atividade fez parte da ação “Promoção da Memória Democrática – Visitas Mediadas ao Antigo Prédio do DOI-Codi de São Paulo: Projeção do filme Memória Sufocada”, que contou com o apoio do mandato da vereadora Luana Alves (PSOL).
A escolha para a realização desta atividade da EMEF Henfil se deu porque tanto esta instituição escolar quanto a EMEF Heraldo Barbuy foram vencedoras do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal da Câmara Municipal de São Paulo em 2024 na categoria Ensino Fundamental II e Ensino Médio com o projeto intitulado “Escritores da Liberdade: Ditadura Nunca Mais!”. Este projeto contou com a participação do Núcleo Memória, que realizou uma visita mediada ao antigo DOI-Codi com alunos das duas escolas, inspirando-os a realizarem em seus espaços escolares, o projeto que contou com a realização de pesquisas sobre o período, uma peça teatral, uma produção literária e uma roda de conversa com o ex-preso político Emilio Ivo Ulrich. A notícia com a entrega do prêmio pode ser conferida aqui.
Na realização da atividade do último dia 2 de junho, os alunos puderam ver em que consiste uma ditadura, já que o filme mostra por meio de uma linguagem que simula buscas na internet, fontes históricas que evidenciam o período de exceção que foi o regime militar de 1964 a 1985. O longa mostra também a única pessoa que foi condenada civilmente como torturador no Brasil: o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.
No debate realizado pós filme, tanto o diretor quanto o educador dialogaram sobre a importância de se conhecer esse período da história brasileira para compreender o presente momento que todos vivenciamos, incluindo o perigo que foi passarmos por uma nova tentativa de golpe de Estado realizada em 8 de janeiro de 2023.
Para conferir registros fotográficos da atividade, é só clicar aqui.