Junho foi mais um mês com intensa atividade no Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi, realizado pelo Núcleo Memória desde 2017. Foram realizadas duas atividades de mediação em um dos maiores centro de repressão e tortura da ditadura militar: a Operação Bandeirantes e seu sucessor, o Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna.
O número total de participantes nestas duas visitas foi de 72 pessoas, com as atividades acontecendo nos dias 07 e 25/06. O trabalho de mediação contou mais uma vez com a equipe do Núcleo Memória, composta pelo ex-preso político e diretor executivo, Maurice Politi, o educador e historiador, César Novelli Rodrigues, a assistente administrativa, Viviane Candido, a coordenadora de projetos, Wendy Villalobos e pelo assessor de comunicação, Othon Barros.
No dia 07 de junho, ocorreu a primeira visita mediada do mês, realizada em um sábado. Tradicionalmente, este é o dia da semana em que mais pessoas se inscrevem para conhecer o antigo DOI-Codi de São Paulo. Entre os inscritos, havia um pequeno grupo de integrantes do Teatro Escola Macunaíma e outro de integrantes de um coletivo que visita espaços culturais levados pelo jornalista Moacir Assunção. Os participantes puderam contar com a presença especial de Dulce Muniz, ex-presa política, atriz, diretora e que está a frente do Teatro Estúdio Heleny Guariba, na Praça Roosevelt, e Miraci Astun, assessora parlamentar da deputada federal, Juliana Cardoso e militante dos Direitos Humanos.
A última visita de junho aconteceu na fria manhã do dia 25 e teve entre o público participante, alunos do 9 ano, estudantes universitários, jornalistas, músicos e outros. Também esteve presente uma mãe que já havia realizado a visita mediada e que desta vez levou sua filha, estudante do ensino médio para conhecer o espaço. Isto tem sido algo cada vez mais frequente e o Núcleo Memória saúda e incentiva que mais pessoas possam conhecer o antigo DOI-Codi e repassar o convite para parentes, amigos e conhecidos.
Estas atividades têm o apoio de emenda parlamentar realizada por meio do Termo de Fomento (973112/2024) firmado entre o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania e o Núcleo de Preservação da Memória Política. O objeto deste projeto é a realização de visitas mediadas ao antigo DOI-Codi, na cidade de São Paulo, e fortalecimento da Rede Brasileira de Lugares de Memória, com foco no estabelecimento da memória histórica, na educação em direitos humanos e no fortalecimento da democracia.
A próxima visita mediada ao espaço do antigo DOI-Codi/SP acontece no dia 16 de julho e o formulário de inscrições será disponibilizado em breve nas redes sociais do Núcleo Memória: https://www.instagram.com/nucleomemoria/.
Álbuns das Visitas Mediadas de Junho:
- 07/06: https://flic.kr/s/aHBqjChLVC
- 25/06: https://flic.kr/s/aHBqjCjRm6