(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   100 anos de Clara Charf

No dia 19 de julho, familiares, amigos e companheiros de trajetória de Clara Charf se reuniram no Espaço Cultural Elza Soares para celebrar seus 100 anos de vida. O Núcleo Memória, representado por seu diretor, Maurice Politi, marcou presença para prestar uma homenagem carinhosa à centenária ativista, que desde a juventude se engajou com coragem na luta pela democracia, enfrentando um ambiente marcado pelo machismo e conservadorismo.

Nascida em Maceió, em 17 de julho de 1925, Clara é militante comunista, ativista pelos direitos das mulheres e um dos grandes símbolos da resistência brasileira. Após se filiar ao Partido Comunista Brasileiro, casou-se em 1947 com Carlos Marighella, também militante do PCB e então deputado, que já enfrentava perseguições políticas desde a ditadura de Getúlio Vargas.

Com o golpe militar de 1964, Marighella passou a atuar na luta armada e tornou-se um dos principais dirigentes da Ação Libertadora Nacional (ALN), o que aumentou os riscos e a tensão vivida por ambos. Clara também foi perseguida pela ditadura e chegou a ser presa.

Após o assassinato de Marighella, em novembro de 1969, Clara exilou-se em Cuba. Retornou ao Brasil em 1979, com a anistia, e desde então dedicou-se intensamente à luta pela redemocratização do país, ao resgate da memória dos mortos e desaparecidos do regime militar e à atuação no movimento de mulheres. Mais tarde, tornou-se uma importante militante no setor feminino do Partido dos Trabalhadores (PT).

Entre 2005 e 2006, Clara esteve à frente do projeto Mil Mulheres pela Paz no Brasil, mobilizando lideranças femininas e promovendo o engajamento social em prol da não violência.

O Núcleo Memória reconhece em Clara Charf uma figura emblemática da militância ativa: uma mulher apaixonada pelo Brasil, pela América Latina e pelas lutas dos povos do mundo por justiça e melhores condições de vida. Nossas homenagens a ela neste centenário de nascimento!


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp