No mês de junho, o Núcleo Memória realizou algumas atividades educativas e culturais no âmbito da programação da exposição Ausências Brasil, em cartaz na biblioteca Juó Bananére no CEU Rosa da China.
No dia 17, o educador e historiador da entidade, César Novelli Rodrigues — responsável pela mediação das visitas educativas — apresentou a mostra a um grupo da UBS Humberto Gastão Bodra, que realiza atividades de ginástica cerebral, acompanhado pela professora Elaine. Participaram da visita 21 pessoas.
No dia 27, as atividades foram intensas no CEU Rosa da China. A primeira delas foi a visita mediada com o educador, seguida de uma roda de conversa com o ex-preso político e Diretor Executivo do Núcleo, Maurice Politi. Este primeiro grupo era formado por estudantes do 9º ano da EMEF Heraldo Barbuy, levados pelo professor de História, Caio. Os alunos interagiram bastante, construindo a visita junto ao mediador e fazendo diversas perguntas ao ex-preso político sobre o período da ditadura militar.
A segunda atividade do dia foi a exibição do filme O Grande Irmão: O dia que durou 21 anos – Parte 2, do diretor Camilo Tavares. A sessão contou com a presença de um grupo formado, majoritariamente, por bibliotecários de diferentes equipamentos da Prefeitura de São Paulo, da região da zona leste. Após a exibição, os participantes tiveram a oportunidade de dialogar com o diretor sobre a obra.
Por fim, este mesmo grupo conheceu a exposição Ausências Brasil do fotógrafo argentino Gustavo Germano, por meio da mediação do educador César. Após a visita, eles conversaram com Maurice Politi sobre suas vivências, experiências e memórias de um tempo que não queremos mais que retorne.
A exposição Ausências Brasil continua em cartaz até o dia 11 de julho na Biblioteca Juó Bananére no CEU Rosa da China CEU Rosa da China, localizado na Rua Clara Petrela, 113, Jardim São Roberto, São Paulo.