(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi/SP: 1º de julho de 2026

No dia 1º de julho, o Núcleo Memória realizou mais uma atividade do Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi/SP. Desta vez, um grupo de 35 alunos do 9º ano da EMEF Presidente Prudente de Morais, acompanhado por três professoras, participou da visita para conhecer o que foi um dos principais centros de repressão e tortura da ditadura militar.

Como de costume, a atividade teve início com uma introdução do historiador e educador do Núcleo Memória, César Novelli Rodrigues, que apresentou a história da entidade e os trabalhos desenvolvidos atualmente, como os cursos Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil e Direitos Humanos, Memória, Luta e Cidadania, a exposição Ausências, as rodas de conversa, entre outras iniciativas. César também falou sobre a atuação do Núcleo na preservação e defesa dos lugares de memória, como o Memorial da Resistência de São Paulo, o Memorial da Luta pela Justiça e o memorial que se pretende construir no antigo DOI-Codi.

Em seguida, os alunos ouviram uma contextualização histórica do local feita por alguém que viveu a experiência da repressão naquele espaço: Maurice Politi. ex-preso político e atual diretor executivo do Núcleo Memória, Politi explicou o processo de criação da Operação Bandeirante (Oban), que antecedeu o Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) do II Exército. Também compartilhou sua experiência ao ser levado para o local em 1970 e relatou parte dos 29 dias em que permaneceu sequestrado nas dependências da Oban.

Na segunda etapa da visita, o grupo foi conduzido ao pátio interno da 36ª Delegacia de Polícia da Vila Mariana, onde funcionaram a Oban e o DOI-Codi/SP. Ali, foram apresentados os demais prédios que compunham o complexo e explicados os usos que tiveram durante a ditadura. Em seguida, os participantes puderam entrar em um dos edifícios onde o Núcleo Memória desenvolve seu trabalho. Nesse espaço, foram abordados temas como terrorismo de Estado, tortura, assassinatos e desaparecimentos forçados, além das pesquisas arqueológicas realizadas no local desde 2023.

Ao final da visita, alunos e professoras compartilharam suas impressões sobre a importância da atividade e sobre o impacto de estar em um espaço marcado pelas violações de direitos humanos cometidas durante o período da ditadura.

Compuseram a equipe de Ação Educativa do Núcleo Memória, além de Maurice Politi e César Novelli Rodrigues, a assistente administrativa Viviane Candido e o assessor de comunicação Othon Barros.

Para ver algumas fotos desta visita, clique aqui.

A próxima atividade do Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi/SP acontece no dia 25 de julho, às 14h30.


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp