(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi/SP: 27 de junho de 2026

Em junho, o Núcleo Memória realizou mais uma atividade de seu tradicional Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi/SP. Na manhã de sábado, dia 27, a visita recebeu um público de 45 pessoas interessadas em conhecer, de maneira mais aprofundada, um dos principais centros de repressão e tortura da ditadura militar. Entre os presentes estavam pessoas inscritas por meio do formulário disponibilizado no perfil do Núcleo Memória no Instagram, além de participantes do workshop “Memória e Performance”, realizado pelo Sesc Vila Mariana.

A visita teve início com uma apresentação sobre a história do Núcleo Memória, conduzida pelo historiador e educador da entidade, César Novelli Rodrigues. Em sua fala, destacou os trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos em lugares de memória vinculados à ditadura militar, como o Memorial da Resistência de São Paulo (antigo Deops), o Memorial da Luta pela Justiça (antiga sede das Auditorias Militares de São Paulo) e as iniciativas voltadas à transformação do antigo DOI-Codi do II Exército em um memorial. O educador também ressaltou que o Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi/SP já levou mais de seis mil pessoas ao local ao longo de nove anos de atividades.

Em seguida, o diretor-executivo da entidade e ex-preso político Maurice Politi abordou os processos que levaram à constituição da Operação Bandeirante (Oban), que antecedeu o Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) do II Exército. Maurice destacou o apoio prestado por empresas para a criação e manutenção da Oban e relatou sua própria experiência ao chegar ao local, sequestrado aos 21 anos de idade, em março de 1970.

Após essa primeira etapa da atividade, o grupo foi conduzido ao pátio, onde recebeu informações sobre os usos dos demais prédios do complexo durante a ditadura e nos dias atuais. Em seguida, os participantes puderam visitar o edifício em que ocorreram grande parte das sessões de tortura e alguns assassinatos entre 1969 e 1983, período de funcionamento do centro de repressão. A visita foi encerrada com uma roda de conversa, na qual os participantes puderam compartilhar impressões e reflexões sobre a experiência.

Além de Maurice Politi e César Novelli Rodrigues, integraram a equipe de Ação Educativa nesta atividade a assistente administrativa do Núcleo Memória, Viviane Candido, e o assessor de comunicação, Othon Barros.

Para ver alguns registros da visita, clique aqui.

No dia 25 de julho está prevista a próxima visita mediada ao antigo DOI-Codi/SP. O formulário de inscrição é divulgado e compartilhado cerca de dez dias antes da atividade no perfil da entidade no Instagram (@nucleomemoria).


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp