O Teatro Studio Heleny Guariba recebeu, na sexta-feira, 3 de julho de 2026, o segundo encontro do projeto Círculos da Cultura, iniciativa realizada com apoio do Ministério da Cultura que reúne coletivos culturais para compartilhar experiências, fortalecer redes de colaboração e refletir sobre desafios comuns enfrentados em seus territórios e áreas de atuação.
Representantes de diferentes organizações participaram de uma roda de conversa sobre os desafios enfrentados em suas atuações. Questões relacionadas à sustentabilidade financeira, à manutenção de espaços culturais, à mobilização de integrantes, à valorização das causas defendidas pelos coletivos e ao acesso a políticas públicas apareceram de forma recorrente ao longo das discussões, revelando preocupações compartilhadas por grupos com trajetórias e perfis distintos.
Mais do que identificar dificuldades, o encontro proporcionou um espaço de escuta e troca de experiências. Ao reconhecer desafios comuns, os participantes puderam compartilhar estratégias, refletir sobre caminhos possíveis e fortalecer vínculos entre iniciativas que atuam em diferentes territórios e frentes culturais.
A atividade integra uma série de cinco encontros voltados à construção de uma rede entre os coletivos participantes. Como desdobramento do projeto, serão produzidos videocasts com os principais temas debatidos, ampliando o alcance das reflexões e registrando as experiências compartilhadas ao longo do processo.