(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Encerramento do curso Lugares de Memória

Estudantes do curso durante visita ao Antigo DOI-CODI/SP

Durante os dias 26 de maio e 07 de julho, o Núcleo Memória promoveu a primeira edição do curso: Lugares de Memória, Ditaduras e Direitos Humanos no Brasil com o objetivo de ampliar a discussão sobre a situação dos lugares de memória do regime civil militar brasileiro, além de abordar questões referentes a fragilidade da atual democracia brasileira.

 Com encontros semanais realizados aos sábados, o curso começou com a aula do Prof. Dr. Marcos Napolitano (Departamento de História – FFLCH/USP), com o tema: Ditadura civil-militar (1964-1985): Antecedentes, golpe e panorama histórico.

A aula foi fundamental para contextualizar os alunos na temática da ditadura civil militar brasileira e prepará-los para as discussões seguintes.

A segunda aula do curso ocorreu no dia 09 de junho, e foi dividida em duas partes: na primeira, os alunos puderam conhecer com detalhes a antiga Auditoria Militar de São Paulo, local onde o curso foi oferecido e que abrigará o futuro Memorial da Luta por Justiça, e na segunda parte tiveram a aula sobre Controle e Repressão do Estado Brasileiro com Maurice Politi (Núcleo Memória).

 

O terceiro dia contou com a presença dos professores Oswaldo Oliveira (Universidade Metodista e Núcleo Memória) e Lauro Ávila (PUC/SP).

 

Na primeira aula, o Prof. Oswaldo falou sobre as resistências políticas na luta pela democracia, mostrando músicas e outros elementos culturais que fizeram parte da oposição ao regime civil militar brasileiro.

Já o Prof. Lauro, em sua aula, abordou o posicionamento da mídia durante esse período, apresentando aos alunos imagens de jornais de diferentes partes do Brasil e do mundo produzidos na época.

 Renan Quinalha (UNIFESP) ficou responsável pelo quarto dia do curso. Trazendo a discussão para a atualidade, ele ministrou a aula ‘Democracia brasileira e suas fragilidades: o golpe, a crise e a resistência atual” e na segunda parte, Carolina Menezes (Núcleo Memória) organizou a oficina “Educação em Direitos Humanos e Lugares de Memória”.

 

No final, os alunos ainda receberam o livro Memórias residentes, memórias resistentes, tema do encontro posterior.

No dia 30/06 ocorreu a última aula do curso e a apresentação do projeto ‘Memórias Residentes, Memórias Resistentes’. Julia Gumieri (Memorial da Resistência de São Paulo) ministrou a aula Lugares da memória e direitos humanos e Carla Borges (Instituto Vladimir Herzog) falou sobre o processo de produção e a importância do livro Memória Residentes, Memórias Resistentes.

No último encontro, dia 07/07, os conhecimentos acumulados ao longo do curso foram levados a campo. Com a visita a dois locais de memória na cidade de São Paulo: O antigo DOI-Codi (36º Distrito Policial da Vila Mariana) e o Memorial da Resistência de São Paulo (ex-sede do DEOPS-SP), a primeira edição do curso chegou ao fim.

Após a visita, os alunos puderam compartilhar as suas experiências, questionamentos e impressões do curso no auditório do Memorial da Resistência.


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp