As visitas mediadas ao antigo DOI-Codi/SP no mês de março foram intensas. Em três edições, 106 pessoas compareceram ao antigo centro de tortura, desaparecimento e morte.
Todas as visitas seguiram a mesma dinâmica. Inicialmente, o educador e historiador da entidade, César Novelli Rodrigues, apresentou o histórico do Núcleo Memória, assim como os trabalhos realizados em lugares de memória da ditadura com o objetivo de transformá-los em memoriais: o antigo Deops (hoje Memorial da Resistência), as Auditorias Militares de São Paulo (Memorial da Luta pela Justiça) e o antigo DOI-Codi/SP (Memorial DOI-Codi).
César também abordou a importância do tombamento do complexo da 36ª Delegacia de Polícia da Vila Mariana, ocorrido em 2014, e como esse reconhecimento foi um propulsor para que o Núcleo Memória iniciasse, em 2017, o Programa de Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi. Desde então, mais de cinco mil pessoas já participaram da atividade.
Na sequência, o diretor executivo do Núcleo Memória e ex-preso político durante a ditadura militar, Maurice Politi, fez uma breve apresentação sobre a criação da Operação Bandeirantes (1969) e do seu sucessor, o Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna, o DOI-Codi (1970).
A primeira visita mediada aconteceu no sábado, 15 de março, e contou com a presença de 42 pessoas, incluindo a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). A segunda atividade foi realizada na quarta-feira, dia 19, com a participação de 19 pessoas. Já a terceira e última visita do mês ocorreu na quarta-feira, dia 27, quando 43 alunos e dois professores da ETEC Prof. André Bogasian, de Osasco, estiveram presentes.
A atriz, dramaturga e ex-presa política Dulce Muniz contribuiu com memórias e reflexões sobre o passado e o presente durante a segunda e a terceira visitas. O Núcleo Memória é profundamente grato à valorosa companheira que, mesmo enfrentando uma luta contra o câncer, faz questão de participar da atividade com a mesma disposição de sempre.
O Programa de Visita Mediada ao antigo DOI-Codi/SP continua ao longo dos próximos meses. Para conhecer as datas para o ano de 2025 basta acessar o site do Núcleo Memória e acompanhar a agenda completa.
Para ver alguns dos registros fotográficos das visitas, basta clicar nos links abaixo:
15/03 – https://flic.kr/s/aHBqjC7vEH
19/03 – https://flic.kr/s/aHBqjC7CaD
27/03 – https://flic.kr/s/aHBqjC7uJH