(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Sábado Resistente: Anatomia dos Golpes na história do Brasil

O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e o Núcleo de Preservação da Memória Política convidam para mais um Sábado Resistente, a ser realizado no próximo dia 11 de maio, às 14h, no Auditório do 5º andar do Memorial da Resistência – Largo General Osório 66 – Luz – (ao lado da Sala São Paulo).

Reafirmando o tema gerador de debates deste ano, “A longa duração do Golpe de 1964”, condizente com o ano que marca os 60 anos do Golpe Civil-Militar, teremos neste sábado a oportunidade de debater sobre o significado de golpe de Estado como destituição ilegal de um governo legitimamente constituído, que pode ser realizado por intermédio de manobras políticas e jurídicas, bem como pela intimidação com o uso de armas.

Abordaremos rapidamente sobre os golpes que assolaram a história republicana do país e centraremos o nosso debate no golpe de 1964 e na tentativa de golpe do dia 8 de janeiro de 2023. Para também ilustrar de forma audiovisual essa tentativa, será exibida uma versão do documentário produzido pela Folha de São Paulo - “8 de Janeiro: Anatomia de um ataque golpista”.

Para debater sobre o assunto, contaremos com a presença do professor João Roberto Martins Filho, e João Vicente Goulart, filósofopolítico e filho do ex-presidente João Goulart.

A mediação do evento será realizada pelo professor Oswaldo Oliveira Santos Junior, professor e historiador da equipe do Núcleo Memória. 

O evento será realizado de forma híbrida (presencial e online), com transmissão através dos canais no Youtube do Núcleo Memória @nucleomemoria, do Memorial da Resistência @memorialdaresistencia e do Tutaméia @tutameiaTV.

PROGRAMAÇÃO

14:00/14:20 – Palavras de boas-vindas – Ana Pato (Diretora Técnica do Memorial da Resistência) e Maurice Politi (Diretor Executivo do Núcleo Memória)

14:20/15:45 – Formação da mesa e palavras das pessoas participantes

15:45/16:00 – Projeção da edição do documentário “Anatomia de um ataque golpista”

16:00/17:00 – Debate com o público 

PARTICIPANTES

João Roberto Martins Filho - Professor Titular Sênior do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos. Bacharel em Ciências Sociais pela Unicamp (1976), onde também concluiu o Mestrado em Ciência Política (1986) e o Doutorado em Ciências Sociais (1993). Coordenou, de 1996 a 2016, o Arquivo de Política Militar Ana Lagôa da UFSCar. Autor de Movimento estudantil e ditadura militar (1987), O palácio e a caserna (1995, 2a edição 2019), A Marinha brasileira na era dos encouraçados, 1895-1910 (2010) e Segredos de Estado: o governo britânico e a tortura no Brasil (2018, 2a edição 2020). Organizou várias coletâneas. Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (2006-2008). Pesquisador visitante na Universidade da California, Los Angeles (1997), no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford (outubro de 2006 a março 2007), na Faculdade de Artes e Ciências Sociais da Universidade de Waikato, Nova Zelândia (fevereiro-março de 2009) e no Latin American Center da Universidade de Oxford (janeiro-fevereiro de 2013). Ocupou a cátedra Rio Branco em Relações Internacionais, patrocinada pela Capes e pelo Itamaraty, no King´s College, Londres (2014) e por duas vezes a Cátedra Rui Barbosa de Estudos Brasileiros na Universidade de Leiden, Holanda (2015 e 2018). 

João Vicente Goulart - Filósofo. Filho do ex-presidente João Goulart e de Maria Thereza Goulart, viveu sua infância e adolescência no exílio com os pais, no Uruguai. Foi um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista, ao lado do seu tio Leonel Brizola. É fundador e atual presidente do Instituto João Goulart, que tem como objetivo a pesquisa histórica e a reflexão sobre o processo político brasileiro em prol da soberania nacional. Exerceu ao longo da vida um mandato de deputado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 1982, eleito pelo PDT.  Foi candidato à Presidência da República em 2018 pelo Partido Pátria Livre, que fez fusão com o Partido Comunista do Brasil - PCdoB, onde atua como dirigente e presidente no Distrito Federal. É autor dos livros Entre anjos e demônios: poemas do exílio e Jango e eu: memórias de um exílio sem volta.


MEDIAÇÃO

Oswaldo Oliveira Santos Junior - Mestre em Ciências da Religião. Formado em Geografia, Teologia e História. Professor Universitário e coordenador do Núcleo de Formação Cidadã e das Disciplinas de Formação Geral e Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo. Assessor e Professor do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo. Coordenador de Pesquisa do Memorial da Luta pela Justiça. 

SERVIÇO
Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 • Santa Ifigênia • São Paulo • SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Mais informações à imprensa Memorial da Resistência de São Paulo: comunicacao@memorialdaresistenciasp.org.br


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp