(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Sábado Resistente discute lugares de memória ainda ausentes no Brasil

No dia 22 de março, ocorreu o primeiro Sábado Resistente de 2025, no auditório do 5º andar do Memorial da Resistência, com início às 14h. O evento abriu a programação do ano, que tem como tema central Brasil que Resiste: Lugares de Memória e Lutas por Justiça. A primeira discussão abordou justamente as ideias e desafios em torno do conceito de lugar de memória.

Assista à edição completa clicando aqui.

A atividade começou com as saudações de Ana Pato, diretora técnica do Memorial da Resistência, e Maurice Politi, diretor executivo do Núcleo Memória. Em seguida, o Prof. Dr. Paulo Endo, docente do Instituto de Psicologia da USP, iniciou sua exposição. Ele refletiu sobre os afetos mobilizados na luta pela memória, tanto por aqueles que buscam lembrar quanto pelos que promovem o esquecimento. Também destacou a importância dos memoriais como espaços de ressignificação e preservação de memórias dolorosas.

Na sequência, Vanessa Miyashiro, historiadora e pesquisadora do Programa Lugares de Memória do Memorial da Resistência, apresentou a trajetória da instituição, seus programas de pesquisa e o trabalho contínuo de investigação sobre os lugares de memória da ditadura militar. Vanessa enfatizou que ainda há muitas lacunas nesses estudos, já que diversos arquivos foram destruídos pelos órgãos repressivos do Estado, dificultando a reconstituição precisa de informações sobre esses locais.

O evento foi encerrado com um espaço para perguntas e intervenções do público, permitindo um diálogo rico e reflexivo com os palestrantes.

O próximo Sábado Resistente, intitulado “Espaços de Repressão: DEOPS/SP, Presídio Tiradentes e DOI-Codi” está marcado para o dia 12 de abril, também às 14h.

Galeria de Fotos


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp