(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Núcleo Memória participa de audiência pública em Santos

O Comitê Popular de Santos por Memória, Verdade e Justiça promoveu, no dia 4 de dezembro, na Câmara Municipal de Santos, uma audiência pública para discutir a inserção do dia 24 de abril no Calendário Oficial do Município.

Neste dia, no ano de 1964, o navio-prisão Raul Soares chegou à cidade e serviu como cárcere para dezenas de militantes santistas contrários ao Golpe Militar daquele ano. A ideia dessa audiência era garantir que esse evento jamais seja apagado da memória da classe trabalhadora santista.

A audiência foi convocada pela Vereadora Débora Camilo e contou com a presença dos vereadores Benedito Furtado e Chico Nogueira, além da ex-prefeita de Santos, Telma de Souza. Representando o Núcleo Memória, o diretor Maurice Politi fez uma fala sobre a importância de preservar os locais de memórias difíceis em todo o país, ressaltando a necessidade de que esses espaços se tornem lugares de reflexão e educação para a cidadania, especialmente entre os mais jovens.

Uma das propostas discutidas durante a audiência foi a construção de um memorial no antigo Armazém 8, no bairro do Paquetá, de onde saíam as lanchas para levar os presos políticos ao navio Raul Soares.


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp