(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   IV Caminhada do Silêncio

No âmbito das rememorações sobre os 60 anos do golpe de 1964, o Núcleo Memória participou ativamente da construção e organização da IV Caminhada do Silêncio, ocorrida no dia 31 de março.

A Caminhada, que tradicionalmente ocorre no domingo mais próximo às datas de 31 de março e 1 de abril, realizou a sua quarta edição em 2024, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da organização de entidades ligadas às lutas por Memória, Verdade e Justiça e Direitos Humanos (Instituto Vladimir Herzog, Comissão Justiça e Paz, Comissão ARNS, Anistia Internacional), além de outras vinculadas ao movimento estudantil (UNE) e sindicato de professores (Sinpro-SP).

Milhares de pessoas compareceram à sede do antigo DOI-Codi, atual 36ª Delegacia de Polícia, na Rua Tutóia, para prestar homenagens às lutadoras e lutadores que defenderam o Brasil e se tornaram vítimas do Estado, tanto no passado ditatorial quanto no presente democrático.

Entre as personalidades políticas presentes ao ato, destacamos: Nilmário Miranda (assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania), Soninha Francine (Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania), Luiza Erundina (ex-prefeita de São Paulo e atual deputada federal), Eduardo Suplicy (deputado estadual) e Ivan Valente (deputado federal). Já entre os sobreviventes do período ditatorial, o ato contou com Maurice Politi, Amelinha Teles, Criméia de Almeida, Aytan Sipahi, Adriano Diogo, José Dirceu, José Genoino e outros.

Após a primeira parte do ato, houve a tradicional caminhada em silêncio, dessa vez pelas ruas Tutóia e Abílio Soares, com os participantes carregando flores, velas e cartazes com afirmações que devemos sempre lembrar para não repetir. Ao chegar no Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos, o público foi recepcionado com um número musical do cantor Renato Braz.

O ato encerrou-se após a leitura do Manifesto da IV Caminhada do Silêncio, as evocações a vítimas de violência do Estado do passado e do presente e a entoação da música “Canto das Três Raças” pelo cantor Thobias da Vai-Vai.

Para assistir ao ato na íntegra, basta acessar este link

Para visualizar algumas fotos da IV Caminhada do Silêncio, clique aqui.

 


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp