(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Evento de pré-lançamento da publicação “Memorial DOI-Codi: o memorial que queremos”

No sábado, 9 de maio, aconteceu, na livraria da Editora Alameda, localizada no bairro do Bixiga, em São Paulo, o lançamento da campanha de pré-venda do livro que reúne reflexões oriundas do workshop “Memorial DOI-Codi: o memorial que queremos”, realizado em fevereiro de 2025 em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC. O Núcleo Memória participou do evento.

O lançamento contou com uma mesa composta pela historiadora e coordenadora do GT DOI-Codi, Deborah Neves; pela museóloga e representante da América Latina do International Council of Museums (Icom), Marília Bonas; pelo jornalista e autor da obra “A Casa da Vovó”, Marcelo Godoy; e pelo historiador e educador do Núcleo Memória, César Novelli Rodrigues.

Em sua fala, César abordou o trabalho desenvolvido durante o workshop, especialmente as discussões baseadas em uma escuta ativa voltada à construção de um possível programa de ação educativa para o Memorial DOI-Codi. Na ocasião, o educador atuou na mediação dos debates ao lado da coordenadora do Programa de Ação Educativa do Memorial da Resistência de São Paulo, Aureli Alves de Alcântara; da pesquisadora de pós-doutorado em Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Fernanda Luiza Lima; e do historiador e professor da rede municipal de ensino, Renan Beltrame. Para saber mais sobre o evento realizado em 2025 e sobre as discussões promovidas no workshop, clique neste link.

O pré-lançamento contou com a presença de pelo menos duas dezenas de pessoas. Entre os participantes estavam os jornalistas e escritores Camilo Vannuchi e Eduardo Reina; o historiador David Ribeiro; a professora universitária da UFF Samantha Viz Quadrat; a historiadora Panela Rezende; o promotor de justiça Eduardo Valério; o ex-preso político Alberto Becker e sua esposa, Laura Petit; a historiadora Julia Gumieri; a jornalista e idealizadora do projeto Manifesto Memória, Jackeline Macedo; o historiador e fotógrafo Eder Martins; e o advogado Rodrigo Cunha. Os anfitriões do evento foram os editores Joana Monteleone e Haroldo Ceravolo Sereza.

Para adquirir a obra, disponível em pré-venda, clique aqui.

Para ver alguns registros fotográficos do evento, clique aqui.

 

Galeria de Fotos


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp