17/11/2020
Seminário Internacional | O Mundo do Trabalho e a Lutas por Justiça
O mundo do trabalho e as lutas por justiça
Inscrições clique aqui para abrir o SYMPLA
Após a inscrição você receberá um LINK para a plataforma ZOOM.
Ementa: O seminário internacional “O mundo do trabalho e as lutas por justiça” analisa as contribuições e as lutas da classe trabalhadora brasileira e argentina nos processos de resistência às ditaduras militares que ocorreram nestes países e seus impactos e permanências na sociedade e nos sistemas de justiça. Os temas tratados são os seguintes: a precarização do trabalho: uma história de longa duração e as graves violações dos direitos humanos; trabalho, controle e autoritarismo: impactos das ditaduras na organização do trabalho na América Latina; as lutas por justiça da classe trabalhadora no contexto da ditadura civil-militar brasileira e argentina; sindicalismo e resistência: autogestão do trabalho no contexto das ditaduras na América Latina.
Apresentação:
O seminário internacional “O mundo do trabalho e as lutas por justiça” é parte das atividades do Memorial da Luta pela Justiça, que está em vias de implantação, constituindo-se como um Lugar de Memória das lutas por justiça na cidade de São Paulo, Brasil. Trata-se de uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil secção São Paulo – OAB/SP e do Núcleo de Preservação da Memória Política.
Esse Seminário tem como objetivo refletir sobre a participação da classe trabalhadora nos processos de lutas e resistências às ditaduras militares que ocorreram na América Latina na segunda metade do século XX e seus desdobramentos na sociedade contemporânea.
A presença da classe trabalhadora nas lutas por justiça ao longo de toda a história Latino-Americana, por meio dos sindicatos, associações e outras formas de organizações, contribuiu para o avanço da democracia na região. O seminário aqui proposto tem como objetivo geral compreender, identificar e destacar estes processos de luta e resistência presentes na sociedade civil.
O Seminário Internacional “O Mundo do Trabalho e as lutas por justiça” deverá contar com presença e participação de professores e pesquisadores da área, representantes brasileiros e argentinos de entidades sindicais e associações, assim como especialistas em museologia dos dois países, e deverá aprofundar o eixo transversal “a luta por justiça e a classe trabalhadora”, que está presente no plano museológico do MLPJ. A partir da escuta destes especialistas será possível revisitar e avaliar o plano museológico considerando as contribuições de cada um para a construção coletiva e cidadã.
A presença internacional se faz necessária pelo fato dos processos de violações de direitos e de lutas por justiça terem apresentado elementos comuns no Brasil e na Argentina no período entre 1960 a 1990, e suas consequências ainda serem visíveis em nossas sociedades.
Objetivo Geral
Compreender, identificar e destacar os processos de luta e resistência da classe trabalhadora no contexto das ditaduras na América Latina e as graves violações de direitos que ocorreram neste período e suas permanências na sociedade contemporânea, com vistas à subsidiar os conteúdos a serem tratados no Memorial da Luta pela Justiça.
Objetivos específicos
§ Analisar o papel da classe trabalhadora na resistência à ditadura no Brasil e na Argentina;
§ Identificar a presença e colaboração de empresas em períodos de ditaduras nos dois países por meio de estudos de casos;
§ Compreender os processos de transformações e de precarização no mundo do trabalho a partir das ditaduras e suas permanências;
§ Contribuir para a avaliação e revisão do Plano Museológico do Memorial da Luta pela Justiça (MLPJ).
PROGRAMAÇÃO
27 de novembro | Sexta-feira | 15h às 18h
Abertura: Ricardo Toledo / Raquel Preto (OAB/SP)
Maurice Politi (Núcleo Memória)
Mesa 1 – Ditadura Militar no Brasil e Argentina: uma abordagem histórica, sindical e jurídica
Uma abordagem sobre os processos históricos que levaram às ditaduras na América Latina e seus desdobramentos no arcabouço jurídico, e as lutas dos trabalhadores por justiça.
- Danilo Pereira Lima (Brasil)
- Victório Paulon (Argentina)
- Tarcísio Tadeu Garcia Pereira
Mediação: Renan Quinalha (Brasil)
Mesa 2 – Mundo do trabalho: controle, repressão e resistência
As lutas da classe trabalhadora no contexto da ditadura civil-militar brasileira e seus desdobramentos contemporâneos: a precarização do trabalho. Casos de cumplicidade empresarial e mecanismos de controle e repressão no mundo do trabalho.
- Marcio Pochmann
- Luci Praun
Mediação: Claudete Pagotto
28 de novembro | Sábado | 09h às 12h
Mesa 3 – As experiências museológicas e a classe trabalhadora: São Paulo e Córdoba
Experiências museológicas em lugares de memória e consciência: discussão sobre o plano museológico do Memorial da Luta Pela Justiça (São Paulo-BR) e as ações do Archivo Provincial da Memória (Córdoba-AR).
- Maria Laura Villa – Archivo Provincial de la Memoria (Córdoba, Argentina)
- Maria Cristina Oliveira Bruno e Kátia Filipini (São Paulo, Brasil)
Mediação: Ana Amélia Mascarenhas
Mesa 4 – Responsabilidade empresarial e os processos de Memória, Verdade e Justiça
Os processos de responsabilização e reparação na Argentina e no Brasil. Uma análise do Termo de Ajustamento de Conduta da VW/Brasil.
-Victoria Basualdo
- Convidada a confirmar
- Eduardo Ferreira Valério
- Raimundo Simão de Melo
- Ivan Seixas
Mediação: Oswaldo Oliveira Santos Jr
Organização: Comitê Gestor do Memorial da Luta pela Justiça
Ricardo Toledo (OAB/SP)
Raquel Preto (OAB/SP)
Ana Amélia Mascarenhas (OAB/SP)
Maurice Politi (Núcleo Memória)
Katia Felipini (Núcleo Memória)
Oswaldo Oliveira Santos Jr (Núcleo Memória)
Raquel Elita Preto – Advogada. Doutora em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da USP. Sócia Fundadora de Preto Advogados (Empresa Brasileira de Advocacia Empresarial), responsável pela área de Direito Público (Direito Tributário e Direito Administrativo). Atualmente é Diretora- Tesoureira da OAB/SP
Ricardo Toledo – Advogado Criminalista graduado na PUC, com pós graduação em Direito Penal (USP), foi Diretor- Tesoureiro da OAB-SP entre os anos 2016 e 2018 e professor de processo penal. Atualmente é Vice-Presidente da OAB/SP.
Maurice Politi – Administrador de empresas, foi um dos fundadores e atualmente Diretor Administrativo do Núcleo Memória, foi militante da Ação Libertadora Nacional (ALN). Em decorrência de seu engajamento político, foi preso pela ditadura militar em 1970, aos 21 anos de idade.
Danilo Pereira Lima -Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem experiência na área de Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Constitucional e Teoria da Constituição; Teoria do Estado; e História do Direito. É autor de Legalidade e Autoritarismo: o papel dos juristas na consolidação da ditadura militar de 1964.
Victorio Paulón - Metalúrgico militante sindical, atuou nas FAP (forças armadas peronistas) e foi integrante dos Montoneros. Foi dirigente histórico da Unión Obrera Metalúrgica (UOM). Ex-preso político e atual Secretário de Relações Internacionais da Central de Trabajadores Argentinos – CTA, e integra a Comissão Diretiva do Centro de Estudios Legales y Sociales - CELS. Publicou o livro “Una Larga Huelga- Histórias de metalúrgicos” sobre sua experiência sindical.
Tarcísio Tadeu Garcia Pereira – Sindicalista, foi funcionário Volskswagen de 1969 a 1978. Atual presidente da Associação Heinrich Plagge, que reúne vítimas de perseguições políticas e ideológicas da empresa. Dirigiu o filme “Agentes da Vida” (2017), que trata sobre o trabalho dos profissionais do Programa Mais Médicos e dos Agentes Comunitários de Saúde.
Renan Quinalha - Professor de Direito (Instituições Judiciais e Cidadania) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutor em Relação Internacionais na Universidade de São Paulo (IRI - USP). Mestre em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Graduado em Ciências Sociais e Direito na USP . Membro do Conselho de Orientação Cultural do Memorial da Resistência de São Paulo, do Conselho do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/Unifesp) e do Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Advogado inscrito na OAB/SP, membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/SP. Presidente do Conselho de Administração do Núcleo de Preservação da Memória Política.
Marcio Pochmann. Graduado em Ciências econômicas em 1984 pela UFRGS e doutor em Ciências Econômicas, pela Universidade Estadual de Campinas em 1993 com a dissertação Políticas do Trabalho e de Garantia de Renda no Capitalismo em Mudança. É professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Foi presidente da Fundação Perseu Abramo de 2012 a 2020, bem como presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada entre 2007 e 2012 . Secretário municipal de São Paulo de 2001 a 2004.Escritor de dezenas de artigos e livros sobre economia, desenvolvimento e políticas públicas . Recebeu o Prêmio Jabuti em 2002.
Luci Praun - Professora da Universidade Federal do Acre / Bacharelado e Licenciatura Ciências Sociais. Graduada em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André, com Especialização em História, Sociedade e Cultura na PUC-SP. Mestre e Doutora em Sociologia, com estágio pós-doutoral na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses/ Unicamp e do Grupo de Trabalho e Estudo em Pesquisa Qualitativa em Saúde - UFAC- CNPQ.
Claudete Pagotto - Doutora em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas - e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui especializações em Ciências Humanas pela FESP, UNICAMP e USP, e Bacharelado e Licenciatura plena em Ciências Sociais pela Fundação Santo André. Atua como docente em cursos de graduação e de pós-graduação. É membro do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e líder do Grupo de Pesquisa sobre o Mundo do Trabalho
Maria Laura Villa – Jornalista e Licenciada em Comunicação Social pela Faculdad de Ciencias de la Información da Universidad Nacional de Córdoba. Trabalha na área de Ações Culturais e Comunicação do Lugar de Memória, ex centro clandestino de detenção. onde funciona também o Archivo Provincial de la Memoria en Córdoba, Argentina.
Maria Cristina Oliveira Bruno – Museóloga. Professora Titular em Museologia no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Licenciada em História pela Universidade Católica de Santos e especialização em Museologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Mestre em História Social / Pré-História pela Universidade de São Paulo (e Doutora em Arqueologia pela Universidade de São Paulo . Livre-docente em Museologia no MAE/USP (2001). Foi Diretora do MAE / USP (Gestão 2014 - 2018) e Vice-Diretora (2005 - 2009). É professora convidada (desde 1996) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias / ULHT de Portugal, onde ministra seminários e orienta mestrados e doutoramentos no Centro de Estudos de Sociomuseologia. Desde 2014, integra a Escola Doutoral do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da mesma universidade e integra a Comissão Externa de Acompanhamento do Conselho Científico. Desde 2019, integra a Comissão Externa de Acompanhamento da Cátedra UNESCO-UHLT – “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”.
Katia Regina Felipini Neves - Possui graduação em Museologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (1993) e especialização em Museologia pelo Curso de Especialização em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2002); mestre em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2009-2012), Lisboa, Portugal, atualmente é doutoranda nesta mesma Universidade. Foi coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo, onde atuou no período de agosto de 2008 a julho de 2017. Desde julho de 2019, é diretora de Ações Museológicas do Núcleo de Preservação da Memória Política. Atua principalmente nas seguintes áreas: gestão de museus, diagnóstico para implantação e revitalização de instituições museológicas, programação museológica, gerenciamento de acervos e exposições.
Ana Amélia Mascarenhas Camargos - Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (1981). Mestre (1992) e Doutora (2005) em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. É Professora de Direito do Trabalho e Direito Coletivo do Trabalho no curso de graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) desde 1986, e Professora convidada de Cursos de Especialização Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).
Victoria Basualdo - Graduada em História pela Universidade de Buenos Aires com mestrado e pós graduação na mesma disciplina pela Universidade de Columbia (EUA) Pesquisadora do Consejo Nacional de Investigaciones cientificas y técnicas ( CONICET) e da Facultad Latino Americana de Ciencias Sociales (FLASCO), onde coordena o programa “Estudos do Trabalho, movimento sindical e organização industrial” . Professora do mestrado em Economia Política na FLACSO. Autora de numerosos artigos e co- autora do livro “A indústria e o sindicalismo de base na Argentina”. Coordenadora do livro “Responsabilidade empresarial em delitos de lesa humanidade- Repressão aos trabalhadores durante o terrorismo de Estado” elaborado em 2015 por uma equipe de investigadores da FLACSO, CELS e o programa Verdade e Justiça da Secretaria de Direitos Humanos da Argentina.
Eduardo Ferreira Valério - Membro do Ministério Público do Estado de São Paulo. Promotor de Justiça de Direitos Humanos na Capital
Raimundo Simão de Melo - Advogado e Consultor jurídico. Procurador Regional do Trabalho aposentado. Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP, Pós-Graduado em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo e Especialista em Negociação Coletiva e Conflitos Coletivos de Trabalho pela OIT. Professor de Direito e de Processo do Trabalho. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho. Autor das obras, entre outras, Processo Coletivo do Trabalho e Ação Civil Pública na Justiça do Trabalho. É representante legal da Associação Henrich Plagge.
Ivan Seixas – Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Unioeste - Campus Foz do Iguaçu. Professor do curso de Direitos Humanos na América Latina (realizado pela UNILA e Unioeste).. Foi Coordenador da Comissão Estadual da Verdade de São Paulo Rubens Paiva e Assessor especial da Comissão Nacional da Verdade. Foi Presidente do Conselho de Defesa da Pessoa Humana (Condepe) de 2009 a 2014. Foi Presidente do Conselho de Administração do Núcleo de Preservação da Memória Política e Coordenador do Projeto Direito à Memória e à Verdade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Oswaldo Oliveira Santos Jr - Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, Bacharel em Teologia pela UMESP e Graduado em História pela UNIMES. Coordenador do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência como professor de pós-graduação na área de Direitos Humanos e Sociedade. Atua como membro da comissão de apoio do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo e também como professor neste curso. Experiência na área de Geografia, História e Direitos Humanos, com ênfase em Geografia Urbana e História Contemporânea, Afrobrasileira, cidadania e direitos humanos. Atua nos cursos de Jornalismo, Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia. É pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH). Diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política (Núcleo Memória).
Sábados Resistentes - Direitos humanos em foco
LIVE HOMENAGEM - 50 ANOS RUBENS PAIVA
Sábado Resistente – O impacto do capitalismo financeiro nos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos Humanos | 72 anos
Live “Conhecendo Lugares de Memória: Memorial de Direitos Humanos de Minas Gerais”
Webinário Memória e Verdade “Lugares de Memória em São Paulo”
Editorial Boletim de Novembro 2020
Sábado Resistente - “Racismo e Resistência”
Seminário Internacional | O mundo do trabalho e as lutas por justiça
Live “Conhecendo Lugares de Memória: DOPS-RJ: Rua da Relação, 40”
Editorial de outubro de 2020 | Núcleo Memória
Núcleo Memória em aula sobre Avanços e Retrocessos da Justiça de Transição no Brasil
Sábado Resistente - Orgulho e Resistências: LGBT na ditadura
Sábado Resistente - Inauguração da exposição “Orgulho e Resistências: LGBT na Ditadura”
Trabalhadores visitam o Memorial da Luta Pela Justiça
“Conhecendo Lugares de Memória: Recife/PE”
Comunicados RESLAC – Bolívia e Chile
“Conhecendo Lugares de Memória: Casa da Morte - Petrópolis/RJ”
Projeto de Pesquisa do Memorial da Luta Pela Justiça 2020
Comunicados RESLAC – Bolívia e Chile
NM e OAB-SP estão retomando as visitas mediadas ao Memorial Da Luta Pela Justiça
Live Movimento Vozes do Silêncio marca o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimento Forçado.
Projeto “Conhecendo Lugares de Memória”
Ciclo de Lives - Conhecendo Lugares de Memória
Participação de Maurice Politi na formação de professores da rede estadual (18/08)
Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos
Sábados Resistentes - Retomadas as atividades
Diálogos ao vivo sobre História e Memória
Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil
Sábados Resistentes são retomados na modalidade virtual e ao vivo
Golpe civil-militar de 1964: uma breve introdução
Entrevista com Mario Magalhães: Jornalismo investigativo
Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil - 2020
Retomada dos Sábados Resistentes
Capacitação em comunicações estratégicas
Participação do Núcleo Memória em atividades diversas
Resultado da seleção para o curso Lugares de memória e Direitos Humanos - edição 1 - 2020
Visita Mediada ao antigo DOI-Codi
Testemunho do professor Will Schmaltz
Sábado Resistente: Mulheres em Resistência
56 anos do golpe civil-militar que nos afeta até hoje
Debate Vigília Pela Democracia
24 de março - Dia Internacional do Direito à Verdade
Vigília pela Democracia e pelas Vítimas da Violência de Estado, de ontem e de hoje.
Programa Visita Mediada ao antigo DOI-Codi de São Paulo
Falecimento do Companheiro Raphael Martinelli
Final de semana da Memória e Resistência Política
Afiliação suspendida do Centro Nacional de Memoria Histórica de Colombia
Visita Mediada ao antigo DOI-Codi de São Paulo
Bilionários têm mais riqueza que 60% da população mundial, indica relatório da Oxfam
Visita mediada ao antigo prédio do DOI-Codi de São Paulo
Visita ao futuro Memorial da Luta pela Justiça
10 episódios de violação à liberdade de expressão em 2019
Sábados Resistentes: Balanço da aplicabilidade das recomendações da Comissão Nacional da Verdade
Ato na homenagem a Marighella na camara de São Paulo
Sábado Resistente discute os retrocessos em áreas de Direitos Humanos
Profunda rejeição à militarização da América Latina e Caribe
Caos, massacre e miséria no Haiti
Debate: [IN]VISÍVEIS – POLACAS
Roda de Conversa com o diretor do Nucleo memória Maurice Politi
XII Encontro Anual da Rede Latino-Americana e Caribenha de Lugares de Memória
A RESLAC exige a retirada das forças armadasa e a vigência das garantias básico no Chile
Encerramento do curso `Lugares de Memória e Direitos Humanos No Brasil`
Projeto `Visita Mediada ao antigo DOI-Codi de São Paulo`
Novas aulas do curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil
INSCRIÇÕES ENCERRADAS - Visita Mediada ao antigo DOI-Codi de São Paulo
A Resistência da Sociedade Civil e a luta por democracia no Brasil
Sábado Resistente - Tributo ao Dom Paulo Evaristo Arns
Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados
Primeira aula do curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil”
SELECIONADOS - Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil
Nascida em 08 de março. Elza Joana, presente
Sábado Resistente: 50 anos do DOI-Codi
Núcleo memória participou do Projeto Dossiê História em Cruzeiro SP
30 de agosto, Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados
Luta e Verdade - Bolsonaro e o esquecimento forçado
Por Elas: memória e resistência. Entrevista com Maurice Politi
Sábado Resistente: DOI-CODI 50 anos
18 de julho - Dia Internacional de Nelson Mandela
Inscrições para o curso `Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil`
Em breve abrirá o período para inscrição no curso “LUGARES DE MEMÓRIA E DIREITOS HUMANOS NO BRASIL
Morre Clemente, da ALN e sucessor de Marighella
Impunidade faz com que Estado brasileiro ainda faça uso da tortura
Vozes do Silêncio Contra a violência do Estado
Sábado Resistente debateu o filme `Nostalgia da Luz`
Sábado Resistente: Debate o filme `Nostalgia da Luz`
Seja um amigo e amiga do Núcleo Memória - Friends of the Núcleo Memória
Memorial das Lutas e Ligas Camponesas é o mais novo membro da RESLAC
Sábado Resistente: “As lutas sociais e o movimento da infância”
Assista ao vídeo da I Caminhada do Silêncio em São Paulo
Sábado Resistente: Cativeiro Sem Fim
Núcleo Memória participa da IV Semana `Conhecendo a Realidade Brasileira`
NM vê com preocupação o encerramento do grupo de trabalho de ossadas de Perus
17 Abril |Dia Internacional de Luta Camponesa
Sábado Resistente: Lançamento do Livro Cativeiro Sem Fim
Novos membros da Rede Latino Americana e Caribenha de Sítios de Memória (RESLAC)
Cortes no orçamento de museus e programas culturais em São Paulo
Núcleo Memória participa de Roda de Conversa em Petrópolis
Curso Memória, Movimentos Sociais e Direitos Humanos
Núcleo Memória participa de eventos sobre Direitos Humanos no Rio de Janeiro
Mais de 500 pessoas no 6º Ato Ditadura Nunca Mais
Primeiro Sábado Resistente de 2019: O papel dos coletivos culturais na São Paulo de hoje
Criação da Rede Brasileira de Lugares de Memória - REBRALUME
Núcleo Memória envia representante a audiência da CIDH sobre lugares de memória
Novo site do Ministério Público sobre Justiça de Transição
Simpósio em SP marca 20 anos do Ministério Público Federal na promoção da justiça de transição
`Casa da morte` é declarada imóvel de utilidade pública
Vandalismo ao Monumento Marighella
Nota de Falecimento: Eunice Paiva
Memorial de direitos humanos é inaugurado em Minas Gerais
Nota de falecimento: Virgílio Lopes Enei
Comissão da Verdade na Colômbia é instaurada
Ivan Seixas lança livro em São Paulo
Dia Internacional dos Direitos Humanos
Livro Migração e Exílio é lançado no Museu da Imigração
Membros brasileiros da RESLAC entregam documento à Comissão Interamericana de Direitos Humanos
RESLAC lança nota sobre a visita da Comissão Interamericana de Direitos Humanos
Sábado Resistente lança o novo livro da jornalista Jan Rocha: Solidariedade não tem Fronteiras
Estudantes de Relações Internacionais da UNIFESP visitam o futuro Memoria da Luta por Justiça
Núcleo Memória participa do Seminário “Espaços de Exclusão: História e Memória” na USP
Maurice Politi é entrevistado pelo Canal Plus
RESLAC manifesta o seu apoio ao tombamento da Casa da Morte em Petrópolis, Rio de Janeiro
Roda de Conversa na EMEF Casa Blanca
RESLAC saúda a anulação de perdão a Alberto Fujimori
Sábado Resistente comemora os 94 anos de Raphael Martinelli
Núcleo Memória participa do encontro internacional promovido pela RESLAC
Alunos da Escola Paulista de Sociologia visitam o futuro Memorial da Luta por Justiça
Pesquisadoras finalizam mais uma fase do projeto História Oral
Em dia de protestos em São Paulo, Núcleo Memória debate os 30 anos da Constituinte
Seminário na Universidade Presbiteriana Mackenzie conta com a participação do Núcleo Memória
4 anos do Massacre de Ayotzinapa
Roda de conversa no Colégio Santa Cruz
Caso Vladimir Herzog: as implicações da condenação do Estado brasileiro na Corte Interamericana
47 anos da execução do Comandante Lamarca no Sertão da Bahia
Nota de empenho pelo cumprimento das resoluções da Comissão Nacional da Verdade
45 anos do golpe militar chileno
Incêndio no Museu Nacional: perda enorme para a história brasileira
Revolucionário e Gay: a vida extraordinária de Hebert Daniel.
Retomada das pesquisas nos arquivos da Justiça Militar
“Revolucionário e Gay”, novo livro de James Green é lançado em São Paulo
Gegê Lemos visita o Núcleo Memória
Sábado Resistente: Movimento Custo de Vida
Visita escolar no futuro Memorial da Luta por Justiça
Sábado Resistente: 50 anos de tropicalismo
26 de julho é dia de Combate a Tortura
Encerramento do curso Lugares de Memória
Exposição fotográfica: Ocupação Dom Paulo Evaristo Arns
Sexta aula do curso Lugares de Memória, ditaduras e direitos humanos no Brasil
Lançamento brasileiro do livro “A experiência Tupamara`
Lançamento de livro sobre movimento dos Tupamaros no Sábado Resistente
Terceiro encontro do curso `Lugares de Memória, ditaduras e direitos humanos no Brasil`
Segunda aula do curso `Lugares de Memória, ditaduras e direitos humanos no Brasil`
Alunos da UNIFESP Visitam Memorial da Luta Pela Justiça
Primeira aula do curso `Lugares de Memória, ditaduras e direitos humanos no Brasil`
Alunos da UNIFESP visitam Memorial da Luta
Primeira aula publica no patio do antigo DOI-CODI
Sábado Resistente é palco da memória viva da luta operária contra ditadura
50 anos depois, “1968 operário” é lembrado em Sábado Resistente
Memorial da Luta sedia lançamento de livro sobre Paulo Fonteles
Papel de religião na resistência é lembrado em homenagem a Martin Luther King
Pesquisas para MLPJ são retomadas com entrevista com Marcia Bassetto
Nos 50 anos da morte de Martin Luther King, resistência negra é debatida em SR
Núcleo Memória participa do Global Reparations Summit, na Sérvia
Mais de 500 pessoas se reúnem para reivindicar a transformação do DOI-Codi em lugar de memória
Mulheres discutem as diferentes lutas feministas em Sábado Resistente
5º Ato Unificado Ditadura Nunca Mais acontece no antigo DOI-Codi
Militantes se reúnem para debater resistência feminina intergeracional em SR
Amigos e companheiros de luta compartilham memórias de Honestino Guimarães em SR
Núcleo Memória participa de reunião sobre tombamento da Casa da Morte
Ato Ditadura Nunca Mais realiza arrecadação online Atividades
Ato Ditadura Nunca Mais realiza arrecadação online Núcleo
Primeiro Sábado Resistente do ano lança livro sobre Honestino Guimarães
Nota de apoio ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)
Sábado Resistente reúne especialistas para debater retrocessos nos direitos humanos
Militantes de ontem e hoje se reúnem para homenagear Marighella
Núcleo Memória participa de conferência internacional em Lisboa
Sábado Resistente homenageia Fidel Castro no marco de um ano de sua morte
Vozes da Defesa tem duração estendida até 10 de novembro
Instituições se reúnem para I Seminário do Centro de Memória Sul Fluminense
RESLAC divulga informe a CIDH, com contribuição do Núcleo Memória
Sábado Resistente reúne artistas e militantes em debate sobre arte e memória
Para homenagear Guevara, Sábado Resistente fala sobre revolução nos dias de hoje
Núcleo Memória participa de reunião da CIDH
Memorial da Resistência debate Arte e Memória para marcar abertura da exposição “Hiatus”
Ivan Seixas concede entrevista ao NM sobre a fundação da instituição
Núcleo Memória realiza palestra em seminário de direitos humanos no Chile
`Ruas da Vergonha` ganha prêmio de publicidade mais importante da América Latina
Nos 50 anos da morte de Che Guevara, Sábado Resistente presta homenagem ao revolucionário
Núcleo Memória realiza primeiras entrevistas para construção de memória institucional
Colônia japonesa emociona com histórias de luta por justiça para seus desaparecidos
Com participação do Núcleo Memória, RESLAC elabora plano estratégico
Sábado Resistente lança livros com temática da ditadura civil-militar
Memorial da Resistência promove tarde de lançamento de livros
Levante Popular lota Sábado Resistente em lançamento de livro sobre escrachos realizados pelo grupo
Memorial da Luta pela Justiça abriga exposição “Vozes da Defesa”
Núcleo Memória participa da Jornada do Patrimônio 2017
Comunicado sobre aprobación unánime en el Bundestag y el rol del Estado chileno
Núcleo Memória, OAB/SP e STM inauguram exposição Vozes da Defesa
Sábado Resistente lança livro sobre escrachos aos torturadores da ditadura
Núcleo Memória entrega assinaturas da campanha Ruas da Vergonha à Prefeitura
Núcleo de Pesquisa recebe Leila Tavares que compartilha sua busca pelos arquivos da Justiça Militar
Sábado Resistente debate a Justiça no Brasil em lançamento de livro do MPF
Pesquisa no arquivo do STM - Jornal da Justiça
Sábado Resistente homenageia Dulce Maia de Souza, combatente da Resistência
Sábado Resistente lembra importância dos lugares de memória em lançamento de livro
Núcleo Memória convida todos para Assembleia Geral
Memorial da Resistência lança livro sobre a história do imóvel que abriga o museu
Colóquio de Direitos Humanos debate mudanças na segurança pública e no cárcere
MPF lança livro sobre crimes da ditadura civil-militar
Segurança pública e situação penitenciária em pauta no 2º dia do Colóquio de Direitos Humanos
No lançamento de “Calabouço”, um encontro entre os militantes de ontem e hoje
4º Ato Unificado Ditadura Nunca Mais
Dia Internacional pelo Direito à Verdade
Primeiro dia do Colóquio de Direitos Humanos discute fundamentos da intolerância religiosa no Brasil
Sábado Resistente estreia temporada de 2017 com plateia cheia para discutir resistência juvenil
Memorial da Luta pela Justiça promove debate sobre Intolerância Religiosa
RESLAC abre convocatória para consultores ou empresas de consultoria
Diretor do Núcleo Memória realiza visita com professores no Memorial da Resistência
Contra o desmonte da coordenadoria por Memória e Verdade do Rio de Janeiro
Apoio à atuação do Ministério Público Federal
Curso Ditadura: História Memória encerra sua 4ª edição, destinada a educadores populares
Último Sábado Resistente do ano recebe 90 pessoas para homenagear Sergio Motta
II Ciclo de Cinema recebe Manoel Cyrillo e Martim Sampaio
Às vésperas do dia da Consciência Negra, Sábado Resistente reúne especialistas para debater o tema
Diretor do Núcleo Memória da aula na Unifesp
Sábado Resistente emociona com homenagem ao militante Farid Helou
II Ciclo de Cinema exibe documentário sobre atuação de advogados na ditadura
Especialistas discutem a segurança pública durante e depois da ditadura em Sábado Resistente
Diretor do Núcleo fala à 80 alunos do fundamental sobre o golpe e a ditadura
Sábado Resistente tem exibição de curtas e debate sobre a tortura
II Ciclo de Cinema estreia com filme sobre a participação dos EUA na ditadura brasileira
II Ciclo de Cinema traz discussão sobre violações do Estado nos dias atuais
Antonio Espinosa participa de debate em Sábado Resistente
Núcleo Memória participa de encontro da regional de sítios de consciência
Com mais de cem pessoas, Sábado Resistente discute o papel das empresas na ditadura
Encerramento do Projeto Ocupe os Direitos Humanos
Luis Nassif sobre Liberdade de Imprensa - Projeto Ocupe os Direitos Humanos
Sábado Resistente discute a tortura no passado e no presente
Padre Gianfranco Grazioloa sobre Cárcere - Projeto ocupe os Direitos Humanos
Jacqueline Sinhoretto sobre violência policial - Projeto Ocupe os Direitos Humanos
Memorial da Luta pela Justiça recebe visita da Clínica de Direitos Humanos da PUC
Franklin Felix sobre Comunidade LGBT - Projeto Ocupe os Direitos Humanos
Leonardo Duarte e Direito da Criança e do Adolescente - Projeto Ocupe os Direitos Humanos
Maurice Politi participa do Fórum Latino-Americano de Fotografia
Anivaldo Padilha sobre Justiça de Transição - Projeto Ocupe os Direitos Humanos
Sábado Resistente discute a importância dos lugares de memória
Núcleo marca presença na Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo da Universidade Metodista