julho/2018, nº 11
 
Lugares de Memória, ditaduras e direitos humanos no Brasil

No último dia 07 de julho encerramos o curso com a visita ao antigo prédio do DOI-CODI e ao Memorial da Resistência de São Paulo


Estudantes do curso durante visita ao DOI-CODI – Foto Oswaldo/NM

A última aula do curso “Lugares de Memória, Ditaduras e Direitos Humanos no Brasil” foi ministrada em dois sítios de memória na cidade de

Leia mais...

Lançamento brasileiro do livro “A experiência Tupamara` no Sábado Resistente

No dia 23 de junho, o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promoveu mais uma edição do Sábado Resistente, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. No evento, foi realizado o lançamento brasileiro do livro “A experiência Tupamara: pensando em futuras insurgências”, do uruguaio Jorge Zabalza. Zabalza. Veja em no canal do Núcleo Memória os trechos dos debates deste Sábado Resistente. Leia mais...

Debate sobre o filme ‘Batismo de Sangue’

No dia 5 de julho, foi realizado no gabinete da Dra. Inês Virgínia Soares a exibição do filme Batismo de Sangue. O longa, baseado no livro de Frei Betto, retrata a história dos três freis dominicanos que permaneceram presos por 4 anos e também o trágico fim de Frei Tito de Alencar Lima que se suicidou em Paris no exilio. Maurice Politi, diretor do Núcleo Memória, e Dr. Paulo Sergio Domingues foram convidados para debater questões referentes ao filme, compartilhar experiências e abordar temáticas referentes aos tempos atuais, que de alguma forma, ainda dialogam com o filme e a luta pela democracia brasileira.

Roda de conversa com alunos da EMEF Desembargador Amorim Lima

No último dia 21 de junho Maurice Politi, diretor do Núcleo Memória, realizou mais uma Roda de Conversa, em parceria com o Memorial da Resistência. Desta vez a conversa foi com uma turma de alunos muito entusiasmados do 7° e 8° ano da EMEF Desembargador Amorim Lima sob a coordenação da Profa. Cristina Morales.

26 de julho é dia de Combate a Tortura

Em 2018 completa 21 anos da lei que tipificou o crime de tortura no Brasil. Diversas pesquisas e estatísticas comprovam que a prática da tortura no Brasil persiste de forma cruel, por isso é preciso seguir com estratégias de educação em direitos humanos, para que as próximas gerações possam viver em um mundo justo, democrático e livre da barbárie da tortura.
Local em que ficou ancorado o Navio-prisão Raul Soares no Porto de Santos em 1964 (Foto: Oswaldo Santos-Junior/NM)

Leia mais...

Sábado Resistente: 50 anos de Tropicália

O último sábado de julho foi marcado por mais uma edição do Sábado Resistente. O evento realizado em parceria com o Memorial da Resistência discutiu o cinquentenário da Tropicália, movimento cultural responsável por inovações estéticas radicais no cenário cultural brasileiro durante a segunda metade da década de 60.

O núcleo musical da Companhia do Tijolo realizou uma apresentação artística no início do evento e logo após os professores Marcelo Ridenti (Unicamp) e Celso Fernando Favaretto (USP) participaram do debate sobre o tema. A mediação foi realizada pelo diretor de comunicação do Núcleo Memória e professor da Universidade Metodista, Oswaldo de Oliveira.

Marília Bonas, coordenadora do Memorial da Resistência, na abertura do Sábado Resistente
(Foto: Bárbara Alves/ Núcleo Memória)

Leia mais...

A exposição "Ocupação Dom Paulo Evaristo Arns"

A exposição "Ocupação Dom Paulo Evaristo Arns" foi aberta no Centro Cultural dos Correios, região central da capital paulista, no dia 14 de julho permanecendo naquele centro expositivo até o dia a 16 de setembro. Esta belíssima exposição retrata a vida de D. Paulo e sua luta em favor dos menos favorecidos e dos ex-presos políticos durante a ditadura civil militar no país e certamente é um momento de tomar contato com uma parte das lutas em defesa dos direitos humanos no Brasil.

Canal do Núcleo Memória no YouTube

Visite e se inscreva em nosso canal.

O Núcleo Memória atualizou o seu canal no YouTube. No canal você encontrará o curso Lugares de Memória, além de fragmentos dos Sábados Resistentes e outros vídeos produzidos pelo Núcleo Memória

INSCREVA-SE

Curtas de julho:

Diretores do Núcleo Memória se reuniram no dia 4 de julho com Gege Leme Joseph, nova coordenadora da Coalizão Internacional de Lugares de Memória e Consciência, que se encarregará pelo diálogo com a RESLAC (Rede Latino Americana e Caribenha de Lugares de Memória), na ocasião Gege também visitou o futuro Memorial da Luta por Justiça.

Reunião com Moisés Alves do Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos, no último dia 15 de junho. Na ocasião, o Núcleo Memória foi convidado a participar do Seminário Internacional de Direitos Humanos e Luta pela Terra no Pará que será realizado em novembro na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Diretora do Núcleo Memória, Caroline Grassi, apresentou trabalho sobre Educação em direitos humanos em congresso na China.

 

Av. Brigadeiro Luis Antonio 2.050 | Bloco B cjto 141 | São Paulo, SP
(+55) (11) 2306-4801

www.nucleomemoria.com.br