(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Três anos sem Alípio Freire

Alípio Freire nasceu no dia 04 de novembro de 1945, na cidade de Salvador (Bahia).  Jornalista, escritor e artista plástico, Alípio foi militante ativo da organização de resistência à ditadura Ala Vermelha, grupo dissidente do PC do B. Nesta condição, foi preso pelas forças de repressão no ano de 1969, aos 24 anos. 

Foi um dos fundadores do PT e caminhou na batalha da comunicação pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Alípio foi autor de várias obras, entre elas Tiradentes, um presídio da ditadura: memórias de presos políticos (1997) e Estação Paraíso (2007), ambos publicados pela editora Expressão Popular. Em 2013, lançou seu primeiro documentário: 1964 – Um golpe contra o Brasil, produzido pelo Núcleo de Preservação da Memória Política e com apoio da TVT.

Foi defensor incansável da democracia brasileira. 

Assim como para milhares de brasileiros e brasileiras, o plano genocida durante a pandemia do Covid-19 nos tirou Alípio, em 2021. 

Seu legado continua forte na luta por Memória, Verdade e Justiça, como na exposição SOL FULGURANTE: Arquivos de vida e resistência, com curadoria de Lorraine Mendes, exposição conjunta parte da Coleção Alípio Freire, que reúne trabalhos de ex-presos políticos dos presídios de São Paulo durante o período ditatorial, reunidos por Alípio Freire e Rita Sipahi, que está exposto no Memorial da Resistência.


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp