agosto/2018, nº 12
 
Sábado Resistente: O Movimento do Custo de Vida

Da esquerda para direita: Vanda Gama, Maria Eunice, Carolina Grassi, diretora do Núcleo Memória, Odete Marques, Aurélio Peres e Cecília Peres.

No dia 11 de agosto, ocorreu mais uma edição do Sábado Resistente com o tema o Movimento do Custo de Vida e os 40 anos do grande ato na Praça da Sé. O debate foi mediado por Caroline Menezes, diretora do Núcleo Memória, e teve a presença de Daniel McDonald, mestre e doutorando pela Brown University, Moara Passoni, mestranda em roteiro e direção pela Columbia University, e Thiago Nunes Monteiro, mestre em História Social pela USP.

Leia mais...

“Revolucionário e Gay”, novo livro de James Green é lançado em São Paulo

A segunda edição do Sábado Resistente de agosto foi marcada pelo lançamento do livro “Revolucionário e Gay, a vida extraordinária de Herbert Daniel”, de autoria de James Green, professor de História Latino-Americana na Brown University. O evento contou com a participação de Ladislau Dowbor, mestre em Economia Social e doutor em Ciências Econômicas, Zenaide Machado, professora, ex militante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e Vera Paiva, professora no Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP. A mediação foi realizada por Renan Quinalha, presidente do Conselho Administrativo do Núcleo Memória e professor da Universidade Federal de São Paulo.

Leia mais...

Jornada do Patrimônio

Entre os dias 18 e 19 de agosto, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu mais uma edição da Jornada do Patrimônio com o tema ‘Uma Cidade, Muitas Mãos’. O antigo prédio da Auditoria Militar de São Paulo e futuro Memorial da Luta por Justiça integrou a programação do evento no dia 18 de agosto, com abertura do espaço para visitação.

Leia mais...

Visitas ao Memorial da Luta por Justiça

O mês de agosto foi marcado por visitas na sede da antiga Auditoria Militar e futuro Memorial da luta por Justiça. Alunos da Escola Lourenço Castanho, Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público e do Colégio Santa Maria compareceram no Memorial e aprenderam sobre a história da instituição e a importância da preservação do local.

Retomada das pesquisas nos arquivos da Justiça Militar

As pesquisadores do Núcleo Memória, Paula Ribeiro Salles e Vanessa Miyashiro, retomaram no dia 08 de agosto as atividades de pesquisa nos arquivos da Justiça Militar da União.  Com o objetivo de preencher as lacunas estabelecidas entre os anos de 1974 e 1985, as historiadoras estão trabalhando na identificação e na caracterização de processos dos crimes políticos ocorridos durante o período.

Leia mais...

5 anos do projeto para a construção do futuro Memorial da Luta por Justiça

No dia 05 de agosto completaram-se 5 anos da retomada do prédio da antiga Auditoria Militar do Estado de São Paulo. Realizado por meio da parceria entre a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB-SP) e o Núcleo de Preservação da Memória Política, o projeto museológico do futuro Memorial da Luta pela Justiça tem como objetivo relembrar a luta de advogados e presos políticos que resistiram à repressão e ao autoritarismo do regime civil militar brasileiro (1964-85).

Leia mais...

Encontro com o Comitê Memória, Verdade e Justiça de Santos

No dia 18 de agosto, o Núcleo Memória participou do encontro com o Comitê Memória, Verdade e Justiça de Santos com o objetivo de organizar articulações em conjunto e buscar uma maior aproximação entre as organizações

Curtas de julho:

O diretor Oswaldo Oliveira participou da mesa de abertura do Seminário Lugares de Memória de Santos: Sítio de Consciência sobre experiências de lugares de memória e falou sobre o Núcleo Memória e sua atuação junto à outros sítios.

 

Av. Brigadeiro Luis Antonio 2.050 | Bloco B cjto 141 | São Paulo, SP
(+55) (11) 2306-4801

www.nucleomemoria.com.br