(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Sábado Resistente: “As lutas sociais e o movimento da infância”

Sábado Resistente - 18 de maio de 2019

Evento terá participação do Projeto Meninos e Meninas de Rua, Instituto Bixiga e do CEDECA - Sapopemba

No próximo dia 18 de maio, ocorrerá o Sábado Resistente, com o debate sobre “As lutas Sociais e o Movimento da infância”, o evento será no Memorial da Resistência de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política.

O evento terá início às 14h00 no Auditório Vitae (5º andar- Rua General Osório 66 – Luz). Entrada franca.

A proposta metodológica deste Sábado Resistente é a realização de um Círculo de Cultura, compreendendo essa metodologia como uma expressão dinâmica e dialógica, bem como de interação e acolhimento possuindo como fundamento o diálogo que se dá virtualmente em um “círculo de cultura”, de troca de experiências e aprendizados.

Neste círculo de cultura teremos como “animadores” da discussão, três relevantes coletivos sociais que militam cotidianamente no movimento pela infância: O Projeto Meninos e Meninas de Rua, o Instituto Bixiga e o CEDECA – Sapopemba.

Contaremos também com uma atividade cultural com a participação do Sarau do Fórum, atividade que será realizada pelo Fórum de Hip Hop de SBC, que promove o encontro de poetas, escritores e compositores, criando um espaço onde as Artes, sobretudo a literatura, contribua para o aperfeiçoamento das relações humanas e da emancipação dos indivíduos.

O tema central deste círculo de cultura será a reflexão sobre “As lutas sociais e o movimento da infância”. Compreende-se que nas últimas décadas houve um grande protagonismo dos movimentos sociais nas lutas por cidadania e direitos humanos no Brasil, que a sociedade vivenciou momentos de assensos e períodos de descensos destas lutas, e que se faz necessário refletir sobre as ações frente às novas realidades que se apresentam.

A práxis dos movimentos sociais, e em particular os movimentos em defesa da criança e do adolescente no Brasil, será o objeto da discussão neste círculo de cultura, considerando que este grupo tem sofrido ataques sistemáticos e têm seus direitos ameaçados por práticas sociais que vão da invisibilidade social ao genocídio com prática social.

 

PROGRAMAÇÃO

14h00 – Boas vindas – Marilia Bonas (Memorial da Resistência de São Paulo)
14h10 – Coordenação – Maurice Politi (Núcleo de Preservação da Memória Política)
14:30 – Participação do Sarau do Fórum

15:00 - Composição dos animadores do círculo de cultura, com:
Neia – (Projeto Meninos e Meninas de Rua – SBC) Cientista Social e Educadora Social. Coordenadora Projeto Meninos e Meninas de Rua. Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Bernardo do Campo. Frente Nacional Contra a Redução da Maioridade Penal. Rede Contra o Genocídio da Juventude Negra. Membro do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Membro do GT Nacional para construção da Política para Crianças em Situação de Rua. Secretaria Nacional de Formação do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.

Eribelto Peres Castilho – (Instituto Bixiga) Doutor e Mestre em História Social pela PUC-SP. Bacharel em Direito pela PUC-SP. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Professor e Pesquisador do Instituto Bixiga. Professor adjunto IV do Curso de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares (FAZP). Professor do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP.

Fernanda Agostinho - (CEDECA- Sapopemba) Fernanda Agostinho, Cientista Social, Pós Graduada em Políticas Públicas de Juventude pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Educadora Social no Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Mônica Paião Trevisan.

SERVIÇO

Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar
Telefone: (011) 3335-4990 | faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)
Entrada Gratuita

 

Mais informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
Marilia Bonas – (11) 3335-4996 mbonas@memorialdaresistenciasp.org.br


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp