(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Sábado Resistente - Tributo ao Dom Paulo Evaristo Arns

Sábado Resistente - Tributo ao Dom Paulo Evaristo Arns

O cardeal Paulo Evaristo Arns esteve à frente da Arquidiocese de São Paulo durante 28 anos, caracterizados por um profundo enraizamento nas bases da Igreja Católica. Ele criou a Comissão de Justiça e Paz, a Comissão Arquidiocesana de Direitos Humanos, o Clamor (Comitê pelos Direitos Humanos no Cone Sul) e o Centro Santo Dias que, juntamente com as Pastorais Sociais e as Comunidades Eclesiais de Base, formaram uma grande rede de atuação social marcada pela opção preferencial pelos pobres, perseguidos políticos e marginalizados.

Dom Paulo foi a liderança católica que mais encarnou a resistência à ditadura militar, tendo um papel de destaque na luta pela redemocratização, tanto no Brasil como em todo o Cone Sul.

O bispo Dom Pedro Casaldáliga define dom Paulo como o profeta verdadeiro: aquele que anuncia, denuncia e conforta, seu lema episcopal De Esperança em Esperança e seu mantra de despedida sempre foi uma palavra: Coragem!

PROGRAMAÇÃO

Introdução - Show Caio Muniz

14h00 – Boas vindas Marilia Bonas (Memorial da Resistência de São Paulo)
- Oswaldo de Oliveira Santos Junior (Núcleo Memória)

14h15 – Projeção de trechos do documentário “Coragem”

15h as 17h30 – Mesa de debate:


- Dom Angélico Sândalo Bernardino - Jornalista e bispo emérito de Blumenau (SC), trabalhou ao lado de Dom Paulo por 23 anos, formando o colégio episcopal como inovadora experiência no seio da Igreja; foi responsável pelas regiões de São Miguel Paulista e Brasilândia, e acompanhava também de perto a Pastoral Operária.

- José Gregori - Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, foi membro da Comissão de Justiça e Paz de São Paulo. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, ocupou os cargos de Secretário Nacional de Direitos Humanos e Ministro da Justiça. Atualmente integra a Comissão Arns.

- Margarida Genevois - Socióloga e ex-presidenta da Comissão de Justiça e Paz, foi fundadora da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos e hoje é a presidenta de honra da Comissão Arns. Representou dom Paulo em diversos congressos e seminários.

- Ricardo Carvalho - Jornalista e cineasta; biógrafo de dom Paulo, escreveu O cardeal e o repórter e As muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns; também dirigiu o documentário Coragem .

- Paulo Pedrini - Historiador e educador formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, leciona nas redes estadual e municipal de ensino; coordenador da Pastoral Operária Metropolitana de São Paulo.

- Caio Muniz - https://www.instagram.com/munizcaiocesar

Galeria de Fotos


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp