(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   NÚCLEO MEMÓRIA PARTICIPA

O historiador e pesquisador César Novelli Rodrigues e a museóloga e diretora de Ações Museológicas Katia Felipini, ambos do Núcleo Memória, participaram da formação “Buenas Prácticas y Estrategias Metodológicas”, organizada pela Escuela Iberoamericana de Mediación en Sitios y Museos de Memoria, em sua segunda edição, que ocorreu nos dias 23 e 30 de maio e 6 e 13 de junho.

No âmbito do tema “Museus e lugares de memória frente às problemáticas atuais”, buscaram refletir sobre como ações educativas e culturais têm o potencial de colaborar na implementação de instituições em lugares de memória, tendo como estudo de caso o antigo DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna).

O DOI-Codi foi um dos mais violentos centros clandestinos de detenção, tortura e mortes durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985). Segundo dados do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade (2014), 52 pessoas foram mortas por agentes do DOI-Codi (no local ou em decorrência de ações) e mais de 8 mil pessoas passaram pelo local.

A Escola de Mediação em Museus e Lugares de Memória (Escuela de Mediación en Museos y Sitios de Memoria) “se propõe a ser um espaço que busca contribuir para a formação de mediadores, educadores e trabalhadores com públicos de museus e lugares de memória na abordagem teórica e prática de conteúdos relevantes para o trabalho nestes lugares, valorizando as reflexões e experiências dos próprios museus e lugares”, conforme descrito pelos seus organizadores.

A Escola, que teve a sua primeira edição em novembro de 2021, é uma iniciativa do Museo de la Memoria y los Derechos Humanos do Chile em colaboração com o Museo de la Memoria de Rosario (Argentina), o Centro Cultural Universitário de Tlatelolco (México), o Museo de la Paz de Gernika (Espanha) e El Lugar de la Memoria, La Tolerancia y La Inclusión Social (Perú). Também participam o Brasil, Colômbia e Guatemala. 


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp