(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Live Movimento Vozes do Silêncio marca o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimento Forçado.

Lançamento da campanha Quem é esta mulher?

A campanha é um chamamento para o debate sobre Quem são essas pessoas que procuram por seus entes queridos?. Seu objetivo é marcar o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimento Forçado, com um vídeo onde os familiares levantam a voz sobre a letra da música Angélica, composição de Chico Buarque e Miltinho, em homenagem à estilista Zuzu Angel, que foi morta pelo exército brasileiro, numa cilada, em 1976. Apesar de Zuzu já ter sido reconhecida como vítima do estado brasileira por comissões relativas ao tema, inclusive a Comissão Nacional da Verdade (CNV), somente em julho de 2020, o Judiciário brasileiro reconheceu que a estilista foi assassinada por agentes da ditadura militar. Crime esclarecido, porém, ainda sem a devida punição criminal.

O vídeo Quem é essa mulher?, com direção da familiar Sônia Maria Haas e apoio técnico da Estandarte Produções, proporciona momentos de reflexão a respeito do que aconteceu durante a ditadura civil militar no Brasil e propõe uma postura de resistência, clamando: Não vamos nos calar. Finaliza com depoimento de Hildegard Angel, filha de Zuzu e irmã de Stuart. Diversos familiares e a Casa Zuzu Angel participaram diretamente do projeto.

O grupo vocal carioca Às Terças, sob a regência do maestro Mauro Perelmann, tem uma participação mais que especial no vídeo.

O lançamento ocorreu às 15h do dia 29, em uma live no facebook/youtube do Núcleo Preservação da Memória Política, um evento promovido pelo Movimento Vozes do Silêncio, com o apoio do Instituto Vladimir Herzog e do Núcleo Preservação da Memória Política.

Youtube: https://youtu.be/gd7tkp80JLI


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp