Curso Ditadura: História e Memória

O curso “Ditadura: história e memória”, que é realizado anualmente desde 2013, tem como objetivo fazer um panorama histórico sobre as motivações do golpe de 1964, seus desdobramentos e consequências, discutindo os detalhes da organização do Estado na época do regime militar  e finalizando com a aula sobre os legados da ditadura hoje  e a relação passado-presente na luta pela busca da Memória, Verdade e Justiça.

O curso , idealizado pelo cientista político, economista e ex-preso político Professor Heládio José de Campos Leme, constitui-se num ciclo de 5 aulas de 4 horas cada uma tendo portanto uma carga horária de 20 horas/aula . Ele é certificado pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo e  os professores são membros do Núcleo Memória e convidados externos conhecedores do tema.

As duas primeiras edições foram realizadas em parceria com o Cursinho da Poli e foram destinadas a estudantes em fase preparatória para o vestibular. A terceira edição, em 2015,  ocorreu no Teatro Estúdio Heleny Guariba, , com classes voltadas para jovens e profissionais do teatro. Em 2016, o curso ocupou o prédio da antiga Auditoria Militar – futuro Memorial da Luta pela Justiça –, e foi destinado a professores e educadores populares.

Verifique o calendário do curso na aba agenda

Assine nossa newsletter

Siga-nos

           
todos direitos reservados ©2018