(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Parcerias

COALIZÃO INTERNACIONAL DE SÍTIOS DE CONSCIÊNCIA

Com mais de 200 membros em 55 países ao redor do mundo, a Coalizão Internacional de Sítios de Memória e Consciência oferece acesso ímpar a uma enorme rede de organizações que pensam de maneira similar, e que se encontram desde o Brasil até Bangladesh.  Fundada em 1999, a Coalizão se destacou por construir redes comunitárias com centenas de membros ao redor do mundo que oferecem orientação e apoio aos aliados do movimento de lugares de Consciência e Memória.

O Núcleo Memória é uma das quatro instituições brasileiras que são membros da Coalizão Internacional de Sítios de Consciência. Tornou-se o primeiro membro institucional brasileiro no ano de 2009. Posteriormente, o Memorial da Resistência de São Paulo e, em 2015, a Casa do Povo e o Museu da Imigração também se tornaram membros.

Veja mais em: http://www.sitesofconscience.org/pt/inicio-2/


REDE LATINO AMERICANA E CARIBENHA DE LUGARES DE MEMÓRIA E CONSCIÊNCIA (RESLAC)

Criada em 2012, ao final do ano 2017, a Rede Latino Americana e Caribenha (RESLAC) era formada por 41 entidades em 12 países do Continente, algumas delas organizadas em redes nacionais ou locais*. É, portanto, uma espécie de rede de redes que promove, a partir das experiências compartilhadas, a criação de conhecimentos e projetos conjuntos visando o fortalecimento de seus membros.

Todas as 41 instituições que a conformam trabalham na recuperação e construção das memorias coletivas sobre as graves violações aos direitos humanos, e sobre os movimentos de resistência ocorridos na região durante o passado recente marcado pelo terrorismo de Estado, conflitos armados internos e impunidade, com o objetivo de promover a democracia e as garantias de não repetição.

Veja mais em: http://sitiosdememoria.org/pt/.


MEMORIAL DA RESISTÊNCIA

Seu edifício abrigou entre 1940 e 1983 o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP) onde centenas de militantes da resistência foram presos e torturados. Com a assessoria de membros do Núcleo Memória que colaborou intensamente com os profissionais contratados pela APAC para fazer deste um espaço museológico.

Veja mais em: http://www.memorialdaresistenciasp.org.br/memorial/


Rebralum

Em 2019, o Núcleo Memória tomou a iniciativa de formar uma Rede Brasileira de Lugares de Memória (Rebralum) com a adesão tanto de lugares de memória já institucionalizados quanto aqueles que estão em vias de institucionalização, sendo, no entanto, já aceitos como espaços de memória pela sociedade civil local.
Esta Rede, ao estilo de redes já existentes no Chile, Argentina e Colômbia - permitirá um ambiente coletivo de consulta, assessoria e intercâmbio, com o objetivo primordial de preservar e promover as memórias das violações contra os Direitos Humanos praticados no Brasil. Esta iniciativa está dentro do planejamento estratégico do Núcleo Memória para os próximos anos, com vistas a formação no Brasil de uma Rede Brasileira de Lugares de Memória.
A Rebralum foi formada em fevereiro de 2019 em São Paulo através de um encontro que reuniu a adesão de 10 entidades. Atualmente a Rede conta com os seguintes membros:
MEMBROS

  • Casa do Povo (SP)
  • Memorial das Ligas e Lutas Camponesas (Sapé - PB)
  • Centro de Memória Frei Tito de Alencar Lima (Fortaleza - CE)
  • Grupo Tortura Nunca Mais (Recife - PE )
  • Comissão Memória Verdade e Justiça (PE)
  • Centro de Memória Sul Fluminense (Barra Mansa – RJ)
  • Comissão da Verdade (Petrópolis - RJ)
  • Movimento Ocupa DOPS (RJ)
  • Comitê Verdade, Memória e Justiça de Santos (SP)
  • Memorial da Resistência de São Paulo  (SP)
  • Museu da Imigração do Estado de São Paulo (SP)
  • Núcleo de Preservação da Memória Política (SP)
  • LUME - Lugar de Memória  (Curitiba – PR)

CENTRO DE REFERÊNCIA MEMÓRIAS REVELADAS DO ARQUIVO NACIONAL

Criado em maio 2009 por intermédio da Portaria nº 204 da Casa Civil da Presidência da República, o Centro de Referências das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) - Memórias Reveladas consolidou-se como um polo difusor de informações contidas em diversos registros documentais sob a guarda de diversas entidades e instituições brasileiras. O Centro de Referência possibilitou a cooperação entre União, Estados e o Distrito Federal para a integração em rede de arquivos de instituições públicas e privadas. Esta rede que, em março de 2010 tinha 40 instituições parceiras, incluindo o Núcleo de Preservação da Memória Política, dobrou seu número no ano de 2014.


Sindicato dos Professores de São Paulo / SINPRO - CULTURA

Como expressão cultural do Sindicato dos Professores de São Paulo (SINPRO), o SINPRO-CULTURA (Rua Borges Lagoa, 208- Vila Mariana SP) foi oficialmente lançado em dezembro de 2020 com a intenção de ser mais um espaço cultural a serviço da comunidade paulista. Ali são realizadas regularmente atividades culturais como shows, apresentações teatrais, debates e exposições.

No ano de 2022, foi estabelecida uma parceria com o Núcleo Memória para a apresentação da exposição AUSENCIAS do fotógrafo argentino Gustavo Germano, cujo tema é a dos desaparecidos políticos no Brasil. Esta exposição, que durou 4 meses (de setembro a dezembro 2022) foi acompanhada por um ciclo de debates e atividades culturais durante o período.


Coalizão Brasil Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia

Organização composta por dezenas de entidades, voltada para articular e desenvolver ações de incidência, pesquisa e comunicação na defesa e na promoção dos direitos à memória, à verdade, à justiça e à reparação em relação às violências do Estado do passado e do presente.

O Núcleo Memória é uma das entidades signatárias da formação da Coalizão e possui representação na Diretoria Executiva da entidade.



icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp