(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Sábado Resistente discute os retrocessos em áreas de Direitos Humanos

O debate , de alto nível e com importantes reflexões compartilhadas com o público presente  , contou com  a participação da  Dra.  Eugenia Gonzaga , procuradora  federal da Republica e ex presidente da Comissão dos mortos e desaparecidos políticos ,o Prof. Flavio Leão Bastos  Pereira  , doutor em política econômica e autor do livro “Genocídio Indígena no Brasil”,  Dimitri Salles, advogado e atual presidente do CONDEPE, Stephanie Morin, mestre em Direito pela New York Univeristy School of Law  e atual  gerente de pesquisas e dados do Instituto Sou da Paz e Prof. Weber Lopes Goes , historiador e mestre em Ciências Sociais  pela UNESP e membro do Projeto meninos e meninas de rua.
Cada um dos debatedores abordou um tema de sua especialidade e foram evidenciados a  situação no país no tocante aos temas:  

  • A vala de Perus e trabalho realizado  para a identificação de mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura civil-militar, com ênfase no potencial perigo de retrocesso nesta política, mantida a muito custo nos últimos anos, com a colaboração da Unifesp/Prefeitura de SP e instancias federais.
  • A política de Segurança Pública com revelação dos interessantes dados das pesquisas realizadas pelo Instituto Sou da Paz quanto à tendência atual de valorizar o uso de armamento e evidenciando as inverdades que se espalham pregando que o maior uso de armamento diminuiria a violência no país
  • A negação de uma política de demarcação de terras indígenas que vem se acentuando desde janeiro 2019  contrariando algumas das resoluções havidas para a sociedade indígena mesmo com resultados parciais e limitadas . Foi destacado a atual ênfase dada ao “desenvolvimentismo” e “integração” das inúmeras tribos existente no país como um sinal de perigo para sobrevivência das mesmas . O caráter de genocídio tanto físico como econômico foi discutido e destacado.
  • O caráter dos retrocessos sentidos na área das relações étnico-raciais e o racismo como forma e perfil de um relacionamento social , inter-classes, cujas origens remontam ao próprio descobrimento do Brasil
  • A questão da falsamente chamada  “ideologia do gênero” como um dos eixos de ataque ao conceito de respeito pela diversidade sexual na sociedade brasileira. Foi enfatizado o caráter de retrocesso civilizatório que tem esta nova discussão de apologia aos dois gêneros definidos somente  e o apelo  a  orientações messiânicas para o controle da educação, cultura e Direitos Humanos.

 

O debate que começou às 14:30 se encerrou por volta das 18 horas foi tido por todos os participantes como de muito interesse para a discussão da realidade atual de nosso país

 

 

Maurice Politi

 


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp