(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Sábado Resistente debateu o filme `Nostalgia da Luz`

Sábado Resistente debate o documentário Nostalgia da luz

O Sábado Resistente contou com a participação das psicanalistas Maria Aparecida Kfouri Aidar e Cecila Galli com mediação de Maria Auxiliadora de Almeida Cunha Arantes 

Neste sábado, 15 de junho, o Núcleo Memória e o Memorial da Resistência de São Paulo promoveram mais um Sábado Resistente, com a exibição do documentário Nostalgia da Luz seguido de uma excelente debate sobre os aspectos apresentados no documentário de Patricio Guzman.

O belo filme de Guzman nos mostra que no deserto de Atacama, no Chile, a três mil metros de altitude, astrônomos, com equipamentos modernos, tiram proveito da transparência do céu, para explorar galáxias em busca de vida extraterrestre. Paralelamente, aproveitando a secura do solo, um grupo de mulheres procura os corpos de seus parentes desaparecidos durante o período da ditadura militar comandada pelo general Pinochet.

Como explicar que o trabalho de uma mulher que busca com as próprias mãos no deserto é parecido com o trabalho de um astrônomo? Como estabelecer a relação entre a ansiedade pela busca dos astros com o desespero na busca de um ente querido desaparecido?

Patricio Guzmán, diretor de cinema chileno que se especializou em filmes sobre o período governado por Salvador Allende, foi eleito um dos melhores documentaristas do mundo. Seus filmes “A batalha do Chile”, “Salvador Allende”, “O Botão de Pérola” entre outros, receberam vários prêmios. O filme que projetaremos e debateremos esta tarde “Nostalgia da Luz” foi incluído no 12º lugar na lista dos melhores documentários de todos os tempos, organizada pela revista britânica Sight and Sound.

Galeria de Vídeos


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp