(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Sábado Resistente debate sobre a abertura dos arquivos no Brasil e Paraguai e sua contribuição para o cumprimento das recomendações das Comissões da Verdade

Abertura dos arquivos - Brasil e Paraguai foi o tema do Sábado Resistente, realizado no dia 15 de setembro. O evento feito em parceria com o Memorial da Resistência de São Paulo contou com a participação de Ivan Seixas, membro fundador do Núcleo Memória e atual coordenador da Secretaria Municipal de Direitos Humanos da cidade de Foz de Iguaçu, na mediação.

 

Entre os debatedores estavam Vicente Rodrigues, assessor da direção-geral do Arquivo Nacional, Silvia Modena, supervisora da Seção de Processos

Técnicos e Atendimento do Arquivo Edgard Leuenroth/Unicamp, e representando o Paraguai, Dr. Rodolfo Rodriguez, Mestre em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Americana e atual diretor Geral de Verdade, Justiça e Reparação da Defensoria del Pueblo, especialista em crimes cometidos contra a humanidade durante a ditadura de Stroessner.

 

Após a fala dos convidados, o microfone foi aberto ao público, em sua maioria formado por professores, estudantes e pesquisadores, que teve a oportunidade de tirar dúvidas e realizar apontamentos sobre o tema. Raphael Martinelli, ícone da resistência à ditadura, estava presente e deu um forte depoimento sobre o período, o que agregou bastante à discussão.

 

Confira as fotos: https://bit.ly/2QwJd6f


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp