(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Sábado Resistente – O impacto do capitalismo financeiro nos Direitos Humanos

 

Terminada a temporada 2020 dos Sábados Resistentes, um dos programas mais duradouros na cidade de São Paulo que propõe debates com temáticas relacionadas aos Direitos Humanos, Memória, Verdade e Justiça. E para encerrar o ano, o Núcleo Memória, em parceria com o Memorial da Resistência de São Paulo, realizou no último dia 12 de dezembro uma mesa redonda virtual com os/as economistas e professores Leda Paulani e Ladislau Dowbor, e com a mediação do jornalista Luis Nassif para debater o tema o impacto do capitalismo financeiro nos Direitos Humanos.

A coordenadora do Memorial da Resistência, Ana Pato, e o diretor do Núcleo Memória, Oswaldo de Oliveira, abriram os trabalhos dando as boas-vindas e informando que o evento fez parte das comemorações ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, e da campanha Sonhar o Mundo, organizado pelo SISEM (Sistema Estadual de Museus) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Leda Paulani e Ladislau Dowbor falaram por 15 minutos, seguidos da mediação de Nassif. Foram tratadas questões como o conceito de capitalismo financeiro, o processo de financeirização, acumulação e produção de bens e serviços, totalitarismo de mercado, centralização de capitais, acesso a bens de consumo e bem-estar das famílias enquanto um direito humano, redução das desigualdades, revolução digital versus revolução industrial 4.0, diferenciação entre investimento e aplicação financeira e entre capital e patrimônio, e a histórica e permanente desigualdade social. Com relação ao impacto do capitalismo financeiro nos direitos humanos, os professores apontaram a desigualdade social como grande inimigo a ser vencido: “Não dá para falar em respeito aos direitos humanos com o totalitarismo de mercado”, disse Leda Paulani. Para ela, o Brasil não sairá do buraco em que está no que tange a desigualdade social se não combatermos firmemente o racismo estrutural. Neste sentido, o professor Ladislau Dowbor complementou: “Acabar com a desigualdade é uma questão de decência humana, de justiça, de vergonha na cara”. As excelentes reflexões e informações trazidas pelos professores convidados foram oportunamente aproveitadas pelas provocações de Nassif.

Cabe destacar que o debate contou pela primeira vez com a parceria do canal GGN, que retransmitiu o evento junto ao canal do Núcleo Memória, alcançando uma audiência de mais de 200 pessoas que acompanharam ao vivo e, em uma semana, alcançou mais de 3.500 visualizações. Um fechamento com chave de ouro dos Sábados Resistentes de 2020, como bem disse Maurice Politi ao final do evento, ao propiciar uma verdadeira aula sobre a relação entre capitalismo financeiro e direitos humanos. Esta importante reflexão está disponível ao público em nossos canais e você está convidado a assisti-la!

 

Leda Paulani, formada em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP), doutora em Teoria Econômica pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da USP (IPE-USP) e livre-docente junto ao Departamento de Economia da FEA-USP, professora-titular do Departamento de Economia e da pós-graduação em Economia da FEA-USP

Ladislau Dowbor, formado em Economia Política pela Universidade de Lausanne da Suíça, doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia da Polônia, sendo atualmente professor-titular do Departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) nas áreas de Economia e Administração.

Luis Nassif, jornalista experiente que conta com passagens em veículos de comunicação como Revista Veja, jornais A Tarde, Folha de São Paulo, Rádio Bandeirantes e tv’s Bandeirantes e Cultura, tendo criado cadernos e seções relacionados a economia e contribuído no projeto de criação do DataFolha, além de ter sido vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo na categoria principal com uma série de reportagens sobre o Plano Cruzado, tendo ainda lançado no ano de 2013 o canal de jornal eletrônico GGN (Grupo Gente Nova), um portal independente dedicado a produção de conteúdo crítico a partir da construção coletiva de notícias ligada a cidadania, política, economia cultura e desenvolvimento.

 

Link do evento: https://youtu.be/-tJyjGSKZY0

Galeria de Fotos


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp