(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Núcleo Memória participa do Global Reparations Summit, na Sérvia

Nos dias 25 e 26 de março realizou-se, em Belgrado, Sérvia, o Global Reparations Summit, organizado pela Iniciativa Global por Justiça, Verdade e Reconciliação e outras entidades como a Coalisão Internacional de Lugares de Memória, a qual o Núcleo Memória integra. Participaram do mesmo 110 representantes de 35 países do mundo.

O evento tinha como objetivo apresentar os resultados de um ano de pesquisa que analisou o processo de reparação de 16 países que passaram por conflitos em sua história recente e promover a troca de experiências entre os participantes. A análise foi feita com base nas recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante os dois dias de atividades foram realizadas palestras, debates, workshops que pensaram as vias de ação para que países com histórico de graves violações dos direitos humanos possam providenciar reparação para suas vítimas. Destes, a Coalisão Internacional foi a facilatadora do workshop que pensou as recomendações para os Estados.

A Iniciativa Global distribuiu a todos os participantes um relatório com os resultados dessa pesquisa, que está disponível na sede do NM para pesquisadores.

 

Mais informações sobre o encontro e o trabalho desenvolvido pela Iniciativa Global por Justiça, Verdade e Reconciliação podem ser encontrado no website www.globalreparations.com que conterá brevemente com os vídeos das palestras  do seminário ,  assim como um livre acesso a documentos de apoio ao tema, galeria de fotos do evento e um fórum privado para seguir o diálogo entre os participantes do Seminário    


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp