(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Editorial Boletim de Novembro 2020

Aqui no Brasil vimos algo similar nos resultados das eleições municipais. Aqueles que pregaram o ódio, as fake News e o negacionismo se viram derrotados. Os prefeitos eleitos, assim como os vereadores vitoriosos, resultaram ser, em sua maioria, de partidos políticos tradicionais que, embora numa gama variada de espectros ideológicos, não negaram que a melhor forma de influenciar os destinos do país é sempre pela atuação política e respeitando eleições democráticas.  Gostemos ou não dos resultados das eleições municipais, pelo menos não podemos negar que elas foram a expressão do desejo da maioria, mesmo daqueles  que se abstiveram de votar,  seja por razões de saúde seja por não concordarem com os/as candidatos/as escolhidos pelos seus partidos.

Ao lado das eleições, outro tema que dominou o mês foi o agravamento da crise sanitária ocasionada pelo vírus da COVID-19. De um patamar a que havíamos chegado, uma média entre 200 a 300 mortes por dia em meados de outubro, alcançamos, no fim do mês de novembro, quase o dobro de óbitos diários e um aumento considerável de casos. Com isso, chegamos  a mais de 175.00 pessoas falecidas desde o mês de março em todo o país e vemos com espanto, autoridades que ainda discutem sobre qual será a  vacina que compraremos, se a vacinação será obrigatória ou não e ainda sem traçar um plano de vacinação nacional para a população. O descaso com este agravamento da situação, um “probleminha” segundo o presidente Bolsonaro, nos leva a crer que infelizmente estamos longe de termos uma atitude adequada e sensata para esta questão.

No campo de nossas atividades, este foi um mês cheio de importantes ações, destacando-se o Seminário Internacional que organizamos em conjunto com a OAB-SP. O tema foi “O mundo do trabalho e as lutas por Justiça” com a participação de 12 expositores, sendo 9 brasileiros e 3 argentinos e a inscrição de 120 pessoas. Além deste importante seminário, realizado pelo Memorial da Luta pela Justiça, tivemos um Sábado Resistente que abordou o importante tema do combate ao racismo, com o debate com os diretores do filme “Dentro da minha pele”. Durante o mês também teve continuidade o Projeto “Conhecendo os Lugares de Memória” com duas lives realizadas.

Mais detalhes a respeito neste boletim.   Boa leitura a tod@s!


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp