(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Ato Herzog Vive

No dia 25 de outubro, ocorreu o ato Herzog Vive! em lembrança aos 43 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog. O evento foi realizado na Casa do Povo e contou com a presença de cerca de 300 pessoas que marcharam até a antiga entrada do Presídio Tiradentes, hoje tombado pelo patrimônio histórico.

Velas no formato da estrela de David foram acessas em homenagem aos judeus mortos e desaparecidos durante a ditadura civil-militar.

 

Vladimir Herzog foi diretor de jornalismo da TV Cultura durante os anos 70 e  mais uma das vítimas da tortura durante a ditadura civil militar (1964-85).

Militante do Partido Comunista Brasileiro, Vlado foi levado para depor nas instalações do DOI-CODI/SP devido as suas ações consideradas subversivas pelo sistema vigente no período e foi assassinado na ocasião.

 

Sua foto, com uma corda no pescoço e ajoelhado no chão, além de comprovar que não se tratava de um suicídio e sim de uma execução, se tornou um símbolo da luta contra o regime militar e pela liberdade de expressão.

Em julho de 2018, o Estado brasileiro foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos pelo assassinato de Herzog.

 

Confira as fotos do ato: https://bit.ly/2zdheSg


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp