(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Direitos humanos |   Mesa Redonda sobre comunidades indígenas e justiça transicional organizada pela Iniciativa Global para Justiça, Verdade e Reconciliação. (GITJR)

 

A iniciativa global para Justiça , Verdade e Reconciliação (GITJR),  aliada a iniciativas de entidades como Centro para o Estudo da Violência e Reconciliação (CSVR) da África do Sul e Fundação para o devido processo legal (DPLF) com base em Washington e juntamente com a Coalisão Internacional de Lugares de Memória,  elaborou uma serie de estudos de caso,  tanto na África como  na América Latina, que visaram determinar as deficiências na atenção às necessidades das comunidades indígenas no processo de Justiça Transicional .

Nesta mesa redonda realizada no dia 23 de junho de forma virtual  e na qual participaram dois membros do Núcleo Memória (Maurice Politi e Professor Flavio Leão Bastos Pereira) ,  se compartilharam os resultados dos sete estudos preliminares  e das oito pesquisas  realizadas nos seguintes países : Colômbia, Guatemala , Quênia, Marrocos, Nigeria, Peru, Ruanda e Serra Leoa.
Os panelistas foram pesquisadores , representantes de entidades membros da Coalizão Internacional e membros das próprias comunidades indígenas que atuaram nestes estudos iniciais. 
A intenção com esta troca de experiencias e pesquisas realizadas foi  identificar novas áreas de atuação e estratégias investigativas para completar estas pesquisas inicias,  com trabalhos complementares a serem desenvolvidos pelas organizações numa  segunda fase, da qual provavelmente pesquisadores do Núcleo Memória participarão.


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp