Ato Ditadura Nunca Mais realiza arrecadação online Direitos Humanos

14/02/2018

Evento acontece em março pela transformação do DOI-Codi em lugar de memória

Ato Ditadura Nunca Mais de 2017

Com o objetivo de levantar fundos para o 5º Ato Ditadura Nunca Mais, o Núcleo de Preservação da Memória Política e o Comitê Paulista por Memória, Verdade e Justiça organizaram uma arrecadação online. Para contribuir, basta acessar o link: https://www.catarse.me/5-ato-unificado.

O ato, que acontece anualmente pela transformação das dependências do antigo DOI-Codi/SP em memorial, será realizado esse ano no dia 24 de março, Dia Internacional para o Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos, decretado pela ONU.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/887596501419634/

O Doi-Codi de São Paulo (Rua Tutoia, 921) foi o maior centro de tortura e extermínio da Ditadura Militar em todo o Brasil.

Por aquele lugar passaram pelo menos 5.000 prisioneiros que sofreram as piores aberrações criadas pela humanidade. Destes, por volta de 50 foram assassinados.

Há décadas, ex-prisioneiros, familiares dos mortos e democratas em geral têm insistido para que aquele ponto se transforme em um centro cultural, que preserve a memória e sirva de irradiação de cultura para as próximas gerações.

Os países sul-americanos, que viveram dramas similares, cuidaram da memória e construíram centenas de museus e centros.

O terreno e os prédios que compõem o lugar já foram tombados pelo Condephaat.

Mas nenhuma resolução definitiva foi tomada pelo Governo de Estado.


Veja outros textos

Assine nossa newsletter

Siga-nos

           
todos direitos reservados ©2018