O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e o Núcleo de Preservação da Memória Política convidam para mais um Sábado Resistente, a ser realizado no próximo dia 17 de agosto, às 14h, no Auditório do 5º andar do Memorial da Resistência – Largo General Osório, 66 – Luz (ao lado da Sala São Paulo).
Reafirmando o tema gerador de debates deste ano, “A longa duração do Golpe de 1964”, condizente com o ano que marca os 60 anos do Golpe Civil-Militar, teremos neste próximo encontro a oportunidade de analisar o papel desempenhado pelas diferentes religiões na esfera política brasileira, com ênfase no período da Ditadura Militar (1964-1985) e na interação entre religião e política nos anos subsequentes.
Considerando as dinâmicas sociais, culturais e institucionais que moldaram a influência das instituições religiosas no cenário político do Brasil contemporâneo, também será abordado o tema da relação entre o conservadorismo e o progressismo religioso na atualidade.
Para debater sobre o assunto, contaremos com a presença da Professora Magali Cunha, doutora em comunicação social, e do Frei Carlos Alberto Libânio Christo (Frei Betto), frade dominicano e escritor.
A mediação do evento será realizada por Oswaldo Oliveira Santos Junior, professor e
Coordenador de Pesquisa do Memorial da Luta pela Justiça.
O evento será realizado de forma híbrida (presencial e online), com transmissão
através dos canais no Youtube do Núcleo Memória @nucleomemoria, do Memorial
da Resistência @memorialdaresistencia e do Tutaméia @tutameiaTV.
PROGRAMAÇÃO
14:00/14:20 – Palavras de boas-vindas – Ana Pato (Diretora Técnica do Memorial da Resistência) e Maurice Politi (Diretor Executivo do Núcleo Memória)
14:20/15:30 – Formação da mesa e palavras das pessoas participantes 15:30/16:30 - Debate com o público
PARTICIPANTES
Magali Cunha – Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal Fluminense.É pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER) na área de Religião e Política.
Tem vários textos publicados entre livro, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados. Integra a Associação Internacional Mídia, Religião e Cultura e a Associação Mundial de Comunicação Cristã e é colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas, com sede em Genebra/Suíça.
Em função das pesquisas desenvolvidas sobre a atuação das igrejas protestantes no Brasil no campo político, foi convocada pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) para
atuar como consultora de um grupo de trabalho que investigou o tema no período da
ditadura militar no Brasil.
Frei Betto - Frade dominicano, nasceu em Belo Horizonte no ano de 1944. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. É escritor e autor de 74 livros, editados no Brasil e no exterior. Em 1962, foi escolhido como dirigente nacional da Juventude Estudantil Católica (JEC) e, durante o período ditatorial, esteve preso por duas vezes: em 1964, por 15 dias; e de 1969 a 1973, por 4 anos.
Em 1982, ganhou o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, por seu livro de memórias “Batismo de Sangue”. Em 1982, foi eleito Intelectual do Ano pelos escritores filiados à União Brasileira de Escritores, que lhe deram o Prêmio Juca Pato por sua obra "Fidel e a religião".
Adepto da Teologia da Libertação, é militante e assessor de vários movimentos pastorais e sociais, tendo ocupado a função de assessor especial do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva entre os anos de 2003 e 2004. Foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero.
Recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Filosofia concedido pela Universidade de Havana, em outubro de 2015. Dois anos depois, em 2017, foi agraciado novamente, desta vez pela Universidade José Martí, de Monterrey, México, com o título Doutor Honoris Causa por seu trabalho em prol da Educação na América Latina
MEDIAÇÃO
Oswaldo Oliveira Santos Junior - Mestre em Ciências da Religião. Formado em Geografia, Teologia e História. Professor Universitário e coordenador do Núcleo de Formação Cidadã e das Disciplinas de Formação Geral e Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo. Assessor e Professor do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo. Coordenador de Pesquisa do Memorial da Luta pela Justiça.
SERVIÇO
Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 • Santa Ifigênia • São Paulo • SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Mais informações à imprensa Memorial da Resistência de São Paulo:
comunicacao@memorialdaresistenciasp.org.br |