Prosseguindo com o ciclo dos Sábados Resistentes deste ano, o Memorial da Resistência de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e o Núcleo de Preservação da Memória Política, convidam a todos e todas para o Sábado Resistente virtual, que será realizado no próximo dia 27 de novembro, a partir das 15 horas, através dos canais YouTube e Facebook do Núcleo Memória @nucleodepreservacaodamemoriapolitica, do Memorial da Resistência @memorialdaresistenciasp, sendo também transmitido pelo canal Tutaméia @tutameiatv.
Nesta tarde, no ensejo da comemoração do Mês da Consciência Negra, a nossa conversa abordará sobre questões relativas ao racismo estrutural no país, assim como às manifestações de preconceito que ainda seguem povoando o nosso dia a dia, com notícias de reiteradas violações aos princípios da igualdade e tolerância, normas de uma convivência democrática a qual nós temos o direito e o dever de aspirar.
Na ocasião, teremos a oportunidade de ouvir dois proeminentes especialistas na história dos povos afrodescendentes que, desde a sua chegada forçada em navios negreiros, ajudaram a constituir o ethos da nossa cultura e as tradições que teimam em sobreviver graças à resistência contínua do povo negro no Brasil. O professor Oswaldo Oliveira Santos Junior e o ativista do movimento negro Edson França serão os nossos convidados para esta tarde de reflexão que terá um momento artístico na voz e violão do cantor Caio Muniz.

PROGRAMAÇÃO
15h00 - Boas-vindas com Aureli Alves de Alcântara (Memorial da Resistência de São Paulo) e César Novelli Rodrigues (Núcleo Memória)
15h15 – Intervenção musical com Caio Muniz  
15h30-16h30 – Debate com os convidados

CONVIDADOS
Edson França - Historiador, ativista do movimento negro brasileiro, vice-presidente nacional da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO); compôs o Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial e é membro da Operativa Nacional da Frente Brasil Popular.  
Oswaldo Oliveira Santos Junior - Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Bacharel em Teologia pela UMESP, Graduado em História pela UNIMES e em Geografia pela UNIFAI. Coordenador do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo e do Programa Interinstitucional de Formação Geral e Cidadã da Rede Metodista de Ensino. Diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política.
MEDIAÇÃO
César Novelli Rodrigues – Bacharel e Licenciado em História com ênfase em Patrimônio pela UNIFESP. Técnico em Museu pelo Centro Paula Souza. Atualmente é membro do Núcleo de Preservação da Memória Política, onde desenvolve trabalho de Ação Educativa e Cultural e realiza pesquisas sobre Lugares de Memória vinculados ao período da ditadura civil-militar
SERVIÇO
Memorial da Resistência de São Paulo

Largo General Osório, 66 • Santa Ifigênia • São Paulo • SP
Telefone: 55 11 3335-5910 • Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h00 às 18h00
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Mais informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
comunicacao@memorialdaresistenciasp.org.br

 
NÚCLEO MEMÓRIA | Av. Brigadeiro Luis Antonio 2.050 • Bloco B cjto 141
São Paulo, SP • (+55) (11) 2306-4801 • Whatsapp (11) 91320-7471