Memória em Ação
Março/23

EDITORIAL

Durante o mês que passou, algumas das notícias que mereceram nossa atenção foram:

1- A quebra de dois bancos nos Estados Unidos e seus reflexos na Europa que, principalmente na Suíça e na Alemanha, dispararam o alarme para uma possível próxima crise financeira mundial que afetaria ainda mais a situação econômica brasileira. Esta, que já dá indícios de asfixia devido à insistência do Banco Central em manter no Brasil a maior taxa de juros do mundo (7% ao ano após descontar a inflação), mostrou-se neste mês com a paralisação da indústria automobilística, que teve que colocar parte de seus trabalhadores em férias coletivas por falta de vendas.

2- O impacto da onda de violência no Rio Grande do Norte que, por vários dias consecutivos, pôs em xeque as autoridades e a política de segurança pública estadual, mostrando-nos que o domínio das milícias e dos grupos organizados de traficantes se fortaleceu nos últimos anos, principalmente devido ao incentivo às atividades criminosas ilegais auxiliadas por uma crescente política de liberação geral de compra de armas. Esta atividade se viu ainda mais em destaque no final do mês, quando a revelação de planos do PCC de assassinar autoridades tiraram do esquecimento o ex-juiz e atual senador Sérgio Moro.

3- O escandaloso caso da tentativa de trazer jóias de forma ilegal para o país por parte do ex-presidente Bolsonaro e seus familiares. De acordo com assessores do ex-presidente, estas jóias de valor astronômico haviam sido presenteadas pelas autoridades do governo saudita como “sinal de apreço” ao seu governo e eram destinadas à primeira-dama Michelle. No entanto, o fato de um mês depois da visita das autoridades do Ministério de Energia ao Oriente Médio a Petrobras ter anunciado a venda, por um preço subfaturado, de uma refinaria na Bahia ao fundo de investimentos Mubadala Capital, de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, deixou a forte suspeita de corrupção e propina. Felizmente, o TCU se colocou em ação rapidamente e os presentes foram devidamente devolvidos e incorporados ao patrimônio da União, sendo que as jóias continuam retidas pela Receita Federal. O desgaste pelo incidente destas jóias, somado à minuta de golpe que foi encontrado na casa do ex-ministro da justiça, agora preso, Anderson Torres, pode tornar inelegível o capitão por oito anos.

4- A viagem à China do presidente Lula, adiada devido a problemas de saúde, teria significado um sinal de fortalecimento do novo governo, principalmente junto à enorme comitiva de empresários que, desejosos de uma saída à crise econômica iminente, almejava ter a companhia do presidente para poder ver incrementadas suas exportações e vendas àquele país asiático.

5- Em contraposição a alguns destes fatos que revelaram uma necessidade de incremento na qualidade da comunicação do novo governo, uma atividade sem pausas do presidente Lula e seus ministros evidenciaram a preocupação absoluta na reversão de políticas de retrocessos ocorridas nos últimos 4 anos. Além de vários anúncios em favor da redução das desigualdades sociais e combate à discriminação como as anunciadas no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, um importante passo para a democratização da cultura foi o decreto assinado em 24 de março, em conjunto com a ministra da Cultura Margareth Menezes, com novos parâmetros estabelecidos para o fomento à cultura.

Acreditamos que nossas atividades culturais e educativas possam, a partir deste decreto, reverberar esta nova tendência de apoio às entidades que trabalham incessantemente pelos valores democráticos.

Às vésperas do dia 1º de Abril, quando se rememora a fatídica data dos 59 anos do Golpe de Estado militar no Brasil, várias atividades promovidas pelo Núcleo Memória, em conjunto com outras entidades da sociedade civil, são anunciadas e  organizadas para lembrar a toda a sociedade brasileira que DITADURA NUNCA MAIS e DEMOCRACIA SEMPRE serão sempre os nossos princípios.

Boa Leitura!

Seja amigo/a do Núcleo Memória - Clique a faça sua doação
 
ATIVIDADES EDUCATIVO CULTURAIS

Sábado Resistente debate o lugar dos Direitos Humanos no novo governo

 

No sábado, dia 4 de março, foi inaugurado o ciclo 2023 dos Sábados Resistentes, atividade em parceria com o Memorial da Resistência de São Paulo desde o ano de 2008.  Este novo ciclo tem como tema gerador os conceitos e exemplos históricos a respeito de Totalitarismos e Resistências, com o objetivo principal de refletir sobre a proliferação, desde as primeiras décadas do século XX, de vários movimentos de caráter totalitário, grupos integralistas, neonazistas, neofascistas e outros de natureza antidemocrática, que mostraram sua aversão ao respeito aos Direitos Humanos e à tolerância necessária para o convívio social. 

Leia mais...

 
 

Visita mediada, organizada pelo Núcleo Memória, leva público ao antigo DOI-Codi de São Paulo

 

No dia 22/03, data próxima ao dia do golpe, o Núcleo Memória realizou uma visita mensal mediada ao antigo DOI-Codi de São Paulo, um dos centros clandestinos de tortura e de detenção da ditadura civil-militar, com homenagem a memória das vítimas através do simbolismo dos cravos vermelhos. A visita contou com a presença de 25 pessoas, inscritas no programa de visitação disponibilizado em nosso site.

Leia mais…

NÚCLEO MEMÓRIA PARTICIPA

Núcleo participa de Roda de Conversa para construção do Museu de Território dos Aflitos

 

O Núcleo Memória participou, no dia 5 de março, de uma roda de conversa na Capela dos Aflitos, com o  objetivo de construir um espaço de memória, cultura e resistência no bairro da Liberdade e na Baixada do Glicério.

Leia mais...

Maurice Politi participa de roda de conversa com estudantes no Memorial da Resistência

 

No dia 9 de março, o Núcleo Memória, a convite do Memorial da Resistência, conduziu uma Roda de Conversa para um grupo de 34 estudantes e 3 professores da Escola Avenues, de São Paulo, na Instituição.

Leia mais…

Núcleo Memória participa de atos em memória dos 50 anos de Alexandre Vannucchi

 

Na sexta-feira (17/03), a partir das 16h, foi realizado o ato Alexandre Vive! 50 anos. O evento contou com falas de familiares, amigos, resistentes e representantes dos Direitos Humanos no Brasil, além de apresentações musicais com Renato Braz. A primeira parte ocorreu na Faculdade de Direito de São Paulo e seguiu para uma missa na Catedral da Sé.

Leia mais...

Núcleo Memória participa do lançamento do filme Memória Sufocada

 

Realizado no Espaço Itaú de Cinema, na Rua Augusta, a pré-estreia de Memória Sufocada, no dia 28, contou com a presença de realizadores, trabalhadores do audiovisual, figuras políticas e membros do Núcleo Memória. Rico em material de acervo e registros históricos, o filme descortina os horrores da Ditadura que, às vezes, são descritos de forma falsa.

Leia mais...


PRÓXIMAS ATIVIDADES
 

01/04, 14h
Ato em homenagem às vítimas, mortos e desaparecidos políticos da ditadura militar brasileira
Local: Memorial da Resistência

02/04, 15h
3ª Caminhada do Silêncio pelas Vítimas de Violência do Estado
Local: Parque Ibirapuera

19/04, 14h
Programa de Visita Mediada ao antigo DOI-Codi/SP
Local: Rua Tutóia, 921

29/04, 14h
Sábado Resistente: Necropolítica, colonialismo e genocídio
Local: Memorial da Resistência

 
 
 
NÚCLEO MEMÓRIA | Av. Brigadeiro Luis Antonio 2.050 • Bloco B cjto 141
São Paulo, SP • (+55) (11) 2306-4801 • Whatsapp (11) 96335-3797
 
 
www.nucleomemoria.com.br