Memória em Ação
Julho/23

EDITORIAL

Provavelmente a notícia mais importante do mês foi a revelação de que, cinco anos depois do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, começou-se finalmente a dar os primeiros passos para que a justiça comece a ser feita. Depois de haver conseguido que um dos presos, Élcio Queiroz, assinasse uma delação premiada à Polícia Federal, foi revelado que, além dos já conhecidos executores do assassinato, os irmãos Ronnie Lessa e Denis Lessa, também tiveram participação direta no plano o ex-bombeiro Maxwell Simões (Suel) e o ex-PM Edimilson Oliveira da Silva (Macalé), que foi “misteriosamente” executado em 2021.

Confirmou-se também que o crime foi planejado com muitos meses de antecedência e que fica evidente que as investigações foram dificultadas durante os quatro anos do governo Bolsonaro, com muitas suspeitas do envolvimento de seu entorno, de correligionários das milícias cariocas e, sobretudo, de todo o aparato de segurança e do judiciário do Rio de Janeiro. Espera-se que, finalmente, através de um inquérito conduzido de forma profissional e competente, consiga-se chegar ao(s) mandante(s) da execução.

Outra notícia auspiciosa deste mês foi o decreto assinado pelo Presidente Lula no dia 21, que restringe o acesso de civis a armas e munições, além de ter anunciado um projeto de lei que torna crime hediondo certos atos de violência cometidos dentro de escolas e do aumento do rigor na fiscalização dos Clubes de Tiro. Com isso, se antevê com satisfação uma reviravolta na política armamentista do governo anterior, cumprindo o governo Lula com sua promessa de campanha por uma política de paz e concórdia entre os brasileiros.

No campo da economia, a prévia da inflação deste mês continua em queda, com redução nos preços de alimentos, energia e gás, antecipando-se uma expectativa de inflação anual ao redor de 4,90%. Um dos resultados desta boa performance econômica foi a elevação da nota do país pela agência de risco Fitch Ratings, assim como uma elevação na previsão do crescimento brasileiro para 2,1% este ano, anunciado pelo Fundo Monetário Internacional.

No entanto, apesar destas boas notícias, o desafio para o ministro da Fazenda Fernando Haddad continua sendo a aprovação do projeto de reforma tributária, que permitirá um aumento de arrecadação. Somente este aumento poderá fortalecer políticas públicas de investimento produtivo e a retomada da industrialização por parte do setor privado que espera, com ansiedade, uma redução da taxa de juros para o mês de agosto, essencial para aumentar o crédito e o consumo.    
No campo da política, vislumbram-se semanas difíceis para alcançar um entendimento entre os partidos e uma reforma ministerial que possa contribuir para a composição de uma maioria no Congresso que permita aprovar, com tranquilidade, projetos estratégicos.

Neste mês, nossas atividades públicas se reduziram um pouco devido ao período de férias, sem que isso tenha significado uma redução de nosso trabalho na elaboração de novos projetos e planos que, esperamos, deem maior sustentabilidade ao Núcleo Memória no futuro.

Estamos felizes em poder contar com o contínuo apoio dos amigos do Núcleo e daqueles que se juntam a nós nesta caminhada pelo resgate da memória política e pela educação em Direitos Humanos para a preservação de valores democráticos para nossa comunidade.

Boa Leitura!    


ATIVIDADES EDUCATIVO CULTURAIS

Núcleo Memória leva público para conhecer dependências do antigo DOI-Codi de SP

 

No último sábado, dia 15/07, o Núcleo Memória realizou a visita mediada ao antigo DOI-Codi de São Paulo, inicialmente chamada de Operação Bandeirantes (OBAN) durante seu primeiro ano de funcionamento como centro clandestino de detenção e tortura da ditadura civil-militar. A atividade teve a presença de cerca de 60 pessoas, inscritas no programa de visitação disponibilizado em nosso site.

Leia mais...

Campanha colaborativa do Dia do Amigo

 

No Dia do Amigo(a), 20 de Julho, relembramos a data que tem como principal objetivo celebrar a amizade, um sentimento de fraternidade mútua partilhado entre as pessoas.

Relembramos que o Núcleo Memória é uma organização sem fins lucrativos, que consegue manter suas atividades por meio de parcerias, editais e possuímos nosso programa Amigos(as) do Núcleo.

Qualquer interessado no projeto pôde contribuir!

NÚCLEO MEMÓRIA PARTICIPA

Núcleo Memória participa de ato em homenagem a Wladimir Pomar

 

Na sexta-feira (14), às 19h, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo foi realizada uma homenagem a Wladimir Ventura Torres Pomar, figura histórica da esquerda brasileira. O Ato Homenagem foi um momento para celebrar a vida e a trajetória militante de Wladimir Pomar, que tanto contribuiu para a história e a construção da democracia do país, e que deixou um legado a ser rememorado e seguido por todos que defendem uma sociedade mais justa e livre.

Para assistir o evento completo clique no link.
MEMORIAL DA LUTA PELA JUSTIÇA

Núcleo Memória realiza visita técnica ao Museu Paulista

 

O Núcleo Memória realizou uma visita técnica ao Museu Paulista no dia 28/07, com o intuito de conhecer o trabalho com recursos de acessibilidade, desenvolvidos e aplicados no museu.

A equipe foi conduzida por Bruna Vilela e Maurício Moreira do Estúdio Preto e Branco, que apresentaram os recursos multimídias desenvolvidos de maneira acessível para atingir todos os públicos que visitarem o Museu Paulista. O conteúdo produzido contém as versões em LIBRAS, audiodescrição, legendas para surdos e ensurdecidos e inglês para o público estrangeiro.

O objetivo da visita é o de buscar referências para a construção de recursos de acessibilidade no Memorial da Luta pela Justiça, instituição que vem sendo desenvolvida em uma parceria entre o Núcleo Memória e a Ordem dos Advogados do Brasil Secção São Paulo (OAB-SP).

Participaram desta visita Maurice Politi, Katia Felipini e César Rodrigues, representando o Núcleo Memória, acompanhados de Maurício Moreira e Bruna Vilela, do Estúdio Preto e Branco, além de Marcos Cartum, arquiteto responsável pelo projeto do MLPJ.

PRÓXIMAS ATIVIDADES
 

Sábado Resistente: Necropolítica e genocídios
17 de agosto 2023, às 14h
Local: Memorial da Resistência

Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil
15, 22, 29 de setembro, 6, 20, 27 de outubro, 10 e 17 de novembro (sextas-feiras das 9 às 12 horas)
Local: Centro MariAntonia da USP

Programa de Visita Mediada ao antigo DOI-Codi/SP
20 de setembro 2023,  às 14h
Local: Rua Tutóia, 921

 
 
 
NÚCLEO MEMÓRIA | Av. Brigadeiro Luis Antonio 2.050 • Bloco B cjto 92
São Paulo, SP • (+55) (11) 2306-4801 • Whatsapp (11) 96335-3797
 
 
www.nucleomemoria.com.br