Memória em Ação
Boletim Janeiro - Fevereiro/23

EDITORIAL

Depois de uma ligeira interrupção de um mês devido às férias de fim de ano, voltamos com o nosso Boletim cobrindo as principais atividades ocorridas neste primeiro bimestre do ano, não sem antes manifestarmos a nossa profunda tristeza e indignação frente aos desastres ocorridos, durante os dias de carnaval, no litoral norte do Estado de São Paulo.

Mais uma vez o descaso das autoridades com as populações mais pobres desta região e a pouca atenção dada aos anúncios de perigos iminentes, resultado de uma mudança climática que é global, levaram a que centenas de pessoas perdessem suas casas e seus sonhos, além de terem perdido a vida mais de 65 pessoas.

No entanto, digno de mencionar-se é que, ao contrário do que se viu nos últimos quatro anos, houve desta vez uma pronta reação das autoridades federais e estaduais que, em conjunto com entidades da sociedade civil,  foram rápidas na determinação de ações concretas que aliviaram um pouco a situação da  população atingida.

Em relação ao novo governo que se iniciou no dia 1º de janeiro, o que se viu foi que, nos seus primeiros 60 dias, o Governo Lula tomou medidas que já resultaram em melhorias concretas para diversos setores da população.

Alguns exemplos que podemos mencionar são: a rápida intervenção para salvar a situação sanitária dos índios yanomamis na Amazônia, vítimas de um aberto genocídio durante o governo anterior que fomentou abertamente a atividade do garimpo ilegal na região; a restruturação do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, ampliando os limites da primeira faixa de renda;  os estímulos dados para a retomada do Programa Nacional de Imunizações, com a distribuição de forma ordenada de vacinas para todas as faixas da população na rede do SUS;  o decreto revertendo a política leniente de posse de armas, exigindo o registro das mesmas na Policia Federal para assim manter um controle necessário ; a recriação do Bolsa Família; o restabelecimento do Fundo Amazônia; o reajuste nas bolsas de pesquisadores que não sofria aumento desde o ano de 2013; o restabelecimento dos Conselhos da Sociedade Civil na ajuda à elaboração das políticas públicas e no plano internacional a retirada do Brasil da condição de pária para voltar a ter uma presença importante nas discussões da política mundial.

Aliado a estes feitos, vimos com muita satisfação a retomada de uma política em favor da defesa dos Direitos Humanos, com a designação do Ministro Professor Silvio Almeida. Este, nos seus pronunciamentos públicos têm enfatizado não somente tolerância e respeito a todos como também, o que para nós do Núcleo é tema sensível, a retomada das Comissões que atuavam no campo da Verdade, Memória e Justiça e que haviam sido abolidas pelo governo anterior. Certamente um passo gigantesco dado para que os temas relacionados à incompleta Justiça de Transição havida no país voltem a ser debatidos pela sociedade.

Finalmente, uma menção à reconstituição do Ministério da Cultura que havia sido praticamente relegado a um segundo plano durante os últimos quatro anos e que volta a ter papel primordial no incentivo ao desenvolvimento das artes e do patrimônio cultural brasileiro.

Durante os dois primeiros meses deste ano, embora tenhamos diminuído o ritmo, as nossas ações não cessaram.  Vocês poderão observar isso com a leitura deste Boletim. Animados com as novas perspectivas do país, estaremos, este ano, com mais ênfase, defendendo como sempre o fizemos, os princípios da Democracia, da Memória, Verdade e Justiça e das políticas públicas em favor da diminuição das desigualdades sociais.

Boa Leitura!

 

Seja amigo/a do Núcleo Memória - Clique a faça sua doação
 
ATIVIDADES EDUCATIVO CULTURAIS

Núcleo Memória realiza visita ao antigo DOI-Codi de São Paulo em Janeiro

 

Dando início às atividades educativas e culturais de 2023, o Núcleo Memória realizou, no dia 28 de janeiro, uma visita mediada ao antigo DOI-Codi/SP, um dos maiores centros clandestinos de tortura e sequestro da ditadura civil-militar brasileira. A visita recebeu cerca de 60 pessoas para conhecer e debater a história do espaço localizado na Rua Tutóia, 921, na Vila Mariana.

Leia mais...

 
 

Núcleo Memória realiza visita mediada ao antigo DOI-Codi no mês de fevereiro

 

Na quarta-feira, dia 15 de fevereiro, o Núcleo Memória realizou sua já tradicional visita mensal ao antigo DOI-Codi. Parte de um projeto que tem por objetivo dar visibilidade e uso para fins educativos ao espaço, que foi um dos grandes centros de sequestro e tortura da ditadura militar, a ação recebeu cerca de 15 pessoas.

Leia mais...

NÚCLEO MEMÓRIA PARTICIPA

Conversa reúne membros brasileiros da Coalizão Internacional de Sítios de Consciência

 

A Coalizão Internacional de Sítios de Consciência realizou, no dia 17 de janeiro, uma conversa com membros brasileiros para debater impressões dos atentados golpistas ocorridos em Brasília no início deste ano.

Leia mais…

MEMORIAL DA LUTA PELA JUSTIÇA

Núcleo Memória participa de gravação da SescTV no MLPJ

 

Como parte de um processo de disseminação e divulgação do espaço da Memorial da Luta Pela Justiça, prédio que abrigou as três Auditorias Militares e lugar símbolo da repressão, o Núcleo Memória recebeu o programa Passagem de Som da SescTV, em edição com o músico Bina Coquet, no dia 30 de janeiro.

Leia mais…

PRÓXIMAS ATIVIDADES
 

22/março, 14h
Programa de Visita Mediada ao antigo DOI-Codi/SP
Local: Rua Tutóia, 921

01/abril, 14h
Ato em homenagem às vítimas, mortos e desaparecidos políticos da ditadura militar brasileira
Local: Memorial da Resistência


 
 
NÚCLEO MEMÓRIA | Av. Brigadeiro Luis Antonio 2.050 • Bloco B cjto 141
São Paulo, SP • (+55) (11) 2306-4801 • Whatsapp (11) 96335-3797
 
 
www.nucleomemoria.com.br