Memória em Ação
agosto/23

EDITORIAL

Este mês vimos acentuar os índices de violência policial em muitos Estados do Brasil. Até o dia 28, a continuação da operação Escudo no litoral de São Paulo atingiu a incrível marca de 24 mortes entre os moradores do Guarujá e arredores, tornando-se a operação mais letal da PM paulista em mais de 30 anos. Episódios de violência também ocorreram no Rio de Janeiro, quando pelo menos dois menores foram assassinados a sangue frio pela polícia carioca e na Bahia, onde a escalada da violência tornou o estado o líder no ranking com 22% do total de mortes pela polícia em todo o país, contabilizando 32 mortos em ações policiais nas últimas três semanas.

Essa escalada de violência teve seu ápice no assassinato de Mãe Maria Bernadette Pacífico, que com 72 anos de idade foi morta com 12 tiros dentro de seu próprio terreiro no último dia 17 de agosto. Líder da comunidade quilombola Pitanga dos Palmares e da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas), Mãe Bernadete fez tudo que estava a seu alcance para defender a integridade territorial do quilombo que abriga 300 famílias na região metropolitana de Salvador, sem jamais ter abandonado a busca por justiça pelo assassinato de seu filho ocorrido em 2017.

A sua morte provocou uma indignação geral, tendo a comunidade negra realizado marchas e manifestações em todo o país no dia 24 deste mês, além do encaminhamento ao governo de um documento com mais de 1.800 assinaturas reivindicando justiça, fim da violência policial, liberdade religiosa e adoção de políticas de combate ao racismo.

No campo da economia, a grande notícia do mês foi a obtenção de um índice de desenvolvimento relativo ao segundo trimestre do ano que superou todas as previsões. De um crescimento esperado de 0,3% no PIB deste trimestre, se atingiu um resultado equivalente a 0,9%. Este número leva a uma previsão de crescimento de 3% no PIB para o país para todo o ano de 2023.

No entanto, apesar da revelação deste índice mostrar os primeiros efeitos de uma nova e exitosa política econômica, o país ainda se vê às voltas com indefinições no campo das reformas econômicas, devido à contínua pressão de setores políticos aliados ao chamado "centrão" para obtenção de cargos ministeriais, tática que visa obter mais facilmente aprovações de leis essenciais para o ordenamento econômico.

No que diz respeito à reconstrução das relações internacionais do Brasil, uma nota digna de menção foi a marcante presença presidencial na 15ª Cúpula dos BRICS que, levada a efeito na África do Sul, se tornou um evento histórico de grande magnitude, já que foi decidido a ampliação do bloco com a entrada de Arábia Saudita, Emirados Árabes, Argentina, Egito, Irã e Etiópia como novos membros. O fato converteu os membros dos BRICS em uma entidade economicamente mais relevante do que o próprio G7.

Finalmente, não podemos deixar de mencionar a data de 30 de agosto, Dia Internacional dos Desaparecidos, que foi marcado por vários eventos organizados, seja pelo Ministério de Direitos Humanos e Cidadania como também por entidades da sociedade civil que trabalham pró-Memória, Verdade e Justiça.  A dor da ausência e a angústia em razão da incerteza sobre o paradeiro de um familiar ocasiona perdas e feridas profundas.

O Núcleo Memória expressa a sua solidariedade e apreço à luta levada a efeito pelos familiares dos desaparecidos – tantos os do Passado como os do Presente – e faz eco aos que exigem do governo a reconstituição da CEMDP (Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos), assim como a reparação devida a todos os que tiveram seus Direitos violados pelo Estado. 

Boa Leitura!    


ATIVIDADES EDUCATIVO CULTURAIS

Sábado Resistente debate necropolítica e genocídios

 

O Núcleo de Preservação da Memória Política, juntamente com o Memorial da Resistência de São Paulo, realizou mais uma edição do Sábado Resistente, que ocorreu no dia 19 de agosto às 14h. O debate no referido dia teve como o objetivo aprofundar a compreensão da necropolítica, abordando sua relação com casos de violência policial contra a população negra e periférica, bem como os povos indígenas. Você pode assistir o debate aqui.

Leia mais...

Núcleo Memória realiza ação educativa para cerca de 100 alunos e alunas do Ensino Fundamental

 

No dia 29 de agosto, Maurice Politi, diretor do Núcleo Memória, foi convidado a dar uma aula aberta para aproximadamente 100 alunos e alunas do 9º ano do Ensino Fundamental da escola Escola Estadual Santa Olímpia, em São Bernardo do Campo.

Leia mais…

DOI-Codi de São Paulo, lugar de memória onde Núcleo Memória promove visitas mediadas, passa por escavações arqueológicas

 

Iniciada em 2023, as escavações arqueológicas no antigo prédio do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna) têm chamado atenção da mídia e do debate público sobretudo pela possibilidade de descoberta de evidências e informações sobre aquele que foi um dos piores centros clandestinos de tortura da ditatura no Brasil. 

Leia mais…


Visita mediadas do Núcleo no DOI-Codi de São Paulo

 

No dia 05/08, foi realizada uma visita guiada com ex-presos da ditadura que passaram pelas dependências do antigo DOI-Codi. A visita foi pensada como um momento de escuta, para que o grupo pudesse compartilhar suas memórias. Estiveram presentes sete pessoas, que foram divididas entre períodos que foram interrogadas e torturadas no centro de repressão: 1969-1970 / 1971-1972 / 1973-1974.

Leia mais…

Inscrições abertas para o Curso

 

Em parceria com o Centro MariAntonia da USP, o Núcleo Memória realiza a partir de 15 de setembro o curso gratuito Lugares de memória e direitos humanos no Brasil. O curso será dividido em oito encontros presenciais, sempre às sextas-feiras, das 9 às 12 horas.

Com 84 vagas, as inscrições online são realizadas no sistema Apolo da USP até 8 de setembro.

http://www.mariantonia.prceu.usp.br/lugares-de-memoria-e-direitos-humanos-sao-tema-de-curso-gratuito/

PRÓXIMAS ATIVIDADES
 

Sábado Resistente: Comissão Nacional da Verdade
16/09, 14h
Local: Memorial da Resistência

Programa de Visita Mediada ao antigo DOI-Codi/SP
20/09, 14h
Local: Rua Tutóia, 921

 
 
 
NÚCLEO MEMÓRIA | Av. Brigadeiro Luis Antonio 2.050 • Bloco B cjto 92
São Paulo, SP • (+55) (11) 2306-4801 • Whatsapp (11) 96335-3797
 
 
www.nucleomemoria.com.br