Jan, Fev e Mar/2022

 

EDITORIAL

Depois de uma suspensão por três meses, coincidindo as festas de fim de ano com férias merecidas da equipe e trabalhos de bastidor a partir do mês de fevereiro, estamos retornando neste mês com o primeiro boletim deste ano.

Uma análise resumida da conjuntura do país durante este primeiro trimestre nos leva obrigatoriamente a uma primeira reflexão a respeito da epidemia do COVID 19 que entra no seu terceiro ano, com um número que se aproxima a 662.000 brasileiros e brasileiras falecidos durante os dois últimos anos, basicamente devido ao descaso e irresponsabilidade das autoridades desde o início da onda de contágio em 2020. Por outro lado, se viu com satisfação que, ao contrário do apregoado por estas mesmas autoridades, o ritmo das vacinações avançou de maneira significativa atingindo hoje quase 80% da população brasileira com mais de 5 anos tendo completando seu esquema vacinal. Isso levou a que desde o início do mês de março, se tomassem medidas que afrouxaram um pouco as regras de isolamento, trazendo esperança e uma volta gradual à normalidade.
O que não foi normal durante este primeiro trimestre foi a volta a um índice de inflação que chegou à ordem dos dois dígitos, coisa que desde 2015 não ocorria no país. Como resultado deste índice que hoje se aproxima dos 11%, vimos uma subida substancial nos preços em geral, desde os relacionados aos combustíveis como também à alimentação, produtos industriais, lazer e serviços em geral. Este fato, como sempre ocorre em períodos de alta de preços, atinge principalmente os gêneros de primeira necessidade, castigando ainda mais as camadas mais carentes da população que tem feito malabares para poder sobreviver.
E como se a desídia interna e o descontrole econômico deste Governo não fossem o suficiente para alimentar esta alta de preços, também contribuiu para este fato a eclosão da guerra no Leste Europeu entre a Rússia e a Ucrânia que já vai para o seu segundo mês, com milhares de mortos de ambos os lados ,  destruição sistemática de algumas cidades ucranianas e interrupção nos  fornecimentos de produtos de primeira necessidade.
No campo da política interna, o último trimestre foi pródigo em definições e alinhamentos preparando-se para o embate que será certamente o fato mais importante deste ano. A eleição presidencial na prática coloca todos os outros aspectos da política interna em uma posição secundária e é, pensamos nós, o fato que moverá o dia a dia das discussões e análises políticas nos próximos seis meses.  Por isso, uma de nossas atividades, já tradicional, os Sábados Resistentes terão este ano como fio condutor o tema da “Formação da Cidadania”, com debates mensais a respeito do papel do voto nos regimes democráticos e as experiencias do passado norteando as necessárias definições do hoje.
Também poderão ver neste boletim a participação do Núcleo Memória na organização da “II Marcha do Silencio contra a violência do Estado”, que ocorreu no parque Ibirapuera no último dia 31, quando se lembraram também os 58 anos do Golpe civil-militar que implantou por 21 anos o regime ditatorial no país, fato que não queremos ver NUNCA MAIS!

Boa leitura!

 

Seja amigo/a do Núcleo Memória - Clique a faça sua doação
 

 
Sábado Resistente | As lutas das minorias sociais e a República de 1946: a ampliação do voto às regiões urbanas
 

O projeto Sábados Resistentes 2022 estreou no último final de semana de março, dia 26. Realizado em parceria com o Memorial da Resistência e transmitido pelo Tutaméia, o evento apresentou a temática geral que guiará o ciclo de atividades neste ano, “A construção da Cidadania no Brasil”, que vai refletir sobre a historicidade desse processo de construção para o povo brasileiro e os motivos pelos quais ele é contínuo e servirá como base para entender a importância do voto no Brasil em um ano marcado pelas eleições.

Para conferir o evento na íntegra, clique aqui

Leia mais...

 

 
 

 

II Caminhada do Silêncio | Pelas Vítimas de Violência do Estado

 

Lembrando o dia em que o Golpe Civil-Militar foi implantado no país em 1964 e que completou 58 anos no dia 31 de março, o movimento Vozes do Silêncio realizou neste dia a II Caminhada do Silêncio Pelas Vítimas de Violência do Estado, que reuniu organizações sociais, coletivos, ativistas e a sociedade civil no Parque Ibirapuera. Mais de 1000 pessoas estiveram presentes neste emocionante e bonito evento.

Saiba mais clicando aqui!

 

 

Diretores do Núcleo Memória se reuniram com a nova direção da OAB- seccional São Paulo no dia 14 de março

 

Na ocasião, foi apresentado à Presidente Dra. Patrícia Vanzolini, ao vice-presidente Leonardo Sica e ao diretor-tesoureiro Dr. Alexandre de Sá Domingues o projeto do Memorial da Luta pela Justiça, quando foram discutidas as atividades que vêm sendo realizadas, as questões ainda pendentes para o avanço do projeto e o início das obras no prédio que foi sede das Auditorias Militares em São Paulo, na época do regime militar, e que tem sido objeto da cooperação entre as duas entidades para a sua conversão num novo Memorial para a cidade de São Paulo.

Também estiveram presentes Dra. Marina Dias Werneck de Souza, vice-presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, o Dr. Flávio de Leão Bastos Pereira, da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, e a Sra. Carla Tapper, que vem acompanhando o processo do MLPJ desde o seu início.

 

 

Primeira reunião do Conselho de Administração e Fiscal do Núcleo Memória

 

No dia 27/01/2022, por meio do sistema eletrônico, às 17h30, reuniram-se virtualmente os membros do Conselho de Administração e Fiscal o, e, em atenção à convocação que lhes fora feita, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:
1. Situação atual do Memorial da Luta pela Justiça e a assinatura de convênio com a OAB-SP;
2. Atividades realizadas no 2º semestre de 2021 e as planejadas para o 1º semestre de 2022;
3. DOI-Codi – Atualizações a respeito da ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado contra a Fazenda.

 

 
 

 

Memorial da Luta Pela Justiça - Retomada das pesquisas para a constituição de acervo

 

Em janeiro deste ano, o Núcleo Memória retomou as pesquisas e coletas de testemunho para a implantação do futuro Memorial da Luta pela Justiça, no prédio que sediou as Auditorias Militares durante o período da ditadura civil-militar. O objetivo é coletar, analisar e sistematizar referenciais históricos e memoriais para constituição e posterior guarda do acervo museológico no local.

Leia mais

 

 
 

 

Programação Sábado Resistente 2022

 

Um dos projetos mais reconhecidos no campo das ações culturais-educativas em Direitos Humanos da cidade de São Paulo, os Sábados Resistentes realizados pelo Núcleo Memória em parceria com o Memorial da Resistência retornaram,  em formato   híbrido a partir de março. A proposta para os Sábados Resistentes do ano 2022 “A construção da Cidadania no Brasil”.
Você pode conferir toda a programação dos Sábados Resistente deste ano em: https://www.nucleomemoria.com.br/programacao-sr/2022

Site: https://www.nucleomemoria.com.br/

 

 
NÚCLEO MEMÓRIA | Av. Brigadeiro Luis Antonio 2.050 • Bloco B cjto 141
São Paulo, SP • (+55) (11) 2306-4801 • Whatsapp (11) 91320-7471
 
 
www.nucleomemoria.com.br