(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Segurança pública e situação penitenciária em pauta no 2º dia do Colóquio de Direitos Humanos

No dia 29 de março, o Colóquio de Direitos Humanos do Memorial da Luta pela Justiça tratará sobre a segurança pública e a questão penitenciária no Brasil. Com a participação de especialistas, o evento pretende traçar um panorama atual sobre os temas.

 

O debate sobre a segurança nacional e nosso sistema carcerário se tornou imprescindível em 2017 para aqueles que se preocupam com os direitos humanos. Em janeiro deste ano, a ONU criticou o cárcere brasileiro em relatórios oficiais, destacando principalmente a superlotação dos presídios e as condições de vida dos encarcerados. Além disso, recentes casos de assassinatos envolvendo a polícia trouxeram à tona a discussão sobre violência policial e o abuso de poder por parte dessa instituição.

 

Além do debate, haverá a exibição de dois vídeos. O primeiro é um resumo do relatório do Artigo 19 – instituição internacional focada na promoção da liberdade de expressão -, que trata sobre a violência policial em protestos no país. Já o segundo, “Os Outros de Nós Mesmos”, mostra o olhar de uma psiquiatra que trabalha dentro de um hospital penitenciário.

 

O Núcleo de Preservação da Memória Política e a OAB-SP convidam para integrar a mesa de debate do evento:

 

Padre Gianfranco Graziola é vice-presidente da Pastoral Carcerária.

 

Jacqueline Sinhoretto é professora do departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. É coordenadora do Grupo de Estudo sobre Violência e Administração de Conflitos da Ufscar, no qual já desenvolveu várias pesquisas sobre o controle do crime em São Paulo e também sobre a atuação da Polícia Militar.

Dr. Martim Sampaio é diretor do Departamento de Direitos Humanos da OAB-SP.

 

O evento faz parte do 1º Colóquio de Direitos Humanos do Memorial da Luta pela Justiça, que terá um total de quatro encontros, nos dias 18/03, 29/04, 20/05 e 01/07. Veja mais informações sobre a programação nos sites do Núcleo Memória e da OAB-SP.

 

Serviço – Colóquio de Direitos Humanos

Data: 29 de abril

Hora: 10h

Local: Memorial da Luta pela Justiça (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 1249 – Bela Vista – São Paulo/SP)


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp